Onda de calor: RJ é incluído no alerta amarelo do Inmet e sensação térmica pode passar dos 50°C no final de semana, segundo a prefeitura

onda-de-calor:-rj-e-incluido-no-alerta-amarelo-do-inmet-e-sensacao-termica-pode-passar-dos-50°c-no-final-de-semana,-segundo-a-prefeitura


O alerta é dado quando as temperaturas devem ficar 5°C acima da média por dois a três dias consecutivos. A previsão é que as temperaturas na capital permanecerão estáveis e elevadas, com máximas acima dos 37°C. Sol forte em Copacabana nesta sexta-feira
Cristina Boeckel/g1
O Rio de Janeiro foi incluído pelo Instituto Nacional de Meteorologia nesta sexta-feira (15) no alerta amarelo do Inmet para a onda de calor que atinge vários estados do país esta semana. O alerta é dado quando as temperaturas devem ficar 5°C acima da média por dois a três dias consecutivos.
A previsão é que o último final de semana do verão seja de muito calor na capital fluminense, devido à atuação de uma massa de ar quente que já causa reflexos no município. A previsão é que as temperaturas na capital permanecerão estáveis e elevadas, com máximas acima dos 37°C. No domingo, segundo o Inmet, a máxima pode ser de 39ºC.
A meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco, explica que a região Sudeste e, consequentemente a cidade do Rio, irá sentir reflexos desse sistema e chama a atenção para as altas temperaturas e sensações térmicas nos próximos dias.
“As temperaturas estarão elevadas, principalmente no domingo e na segunda-feira, onde podem ficar próximas dos 40°C e as sensações térmicas podem passar dos 50°C em alguns pontos da cidade. Por isso é muito importante que a população mantenha-se hidratada e evite exposição ao sol no horário entre 10h e 17h”.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, às 10h35 desta sexta-feira a sensação térmica na cidade já era de 57,5°C, em Guaratiba. Até segunda-feira (15 a 17/03), o céu estará claro a parcialmente nublado e não há previsão de chuva.
Segundo o INMET, além do Rio de Janeiro, estados como Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo também serão afetados por esse fenômeno.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.