XXI Feira Agropecuária Integrado será realizada no dia 23 de março

xxi-feira-agropecuaria-integrado-sera-realizada-no-dia-23-de-
marco


Evento com diversas atrações vai conectar estudantes, produtores rurais e especialistas com as novidades do agronegócio em Campo Mourão. O Centro Universitário Integrado – em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – realiza a XXI Feira Agropecuária Integrado. O evento será realizadono dia 23 de março (sábado), das 9h às 17h, no Câmpus da instituição de ensino [Rua Lauro de Oliveira Souza, 440, Área Urbanizada II, Campo Mourão]. A entrada é franca e são esperados 2.500 visitantes de várias cidades e estados do Brasil.
Cerca de 40 empresas do setor agropecuário, agentes financeiros e cooperativos terão estandes para expor seus produtos, serviços, maquinários, implementos agrícolas e mostrar as novidades que ajudam no desenvolvimento sustentável do setor agropecuário. Rodadas de negócios, palestras, workshops e atividades culturais também estão na programação.
“A feira é realizada numa das regiões mais produtivas do país. O evento é organizado pelo BeAgro – o primeiro ecossistema de educação, inovação e tecnologia para o agronegócio do Brasil – conecta técnicos, professores, profissionais, estudantes, produtores, convidados e promove o compartilhamento do saber”, explica Marcelo Henrique Savoldi Picoli, coordenador do curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado.
Novidades
Entre as inovações que serão apresentadas neste ano estão as tecnologias de plantio, pulverização e colheita; equipamentos de regulagem de pulverizadores; drones agrícolas e aulas práticas em campos experimentais que vão apresentar os resultados de cultivarestestados para obter lavouras mais produtivas, rentáveis e de qualidade diferenciada.
A convivência harmônica das abelhas com as plantações de soja, os sistemas de coletas e análises de solo e o manejo integrado de pragas e doenças também serão abordados no evento. Tratores, colheitadeiras, semeadeiras, máquinas de pequeno, médio e grande porte terão linhas de créditos e financiamentos especiais no local ofertados pelo Banco do Brasil, Caixa e Sicoob.
“Toda a cadeia produtiva será trabalhada neste evento. Teremos quem faz os projetos, bancos que financiam, empresas que comercializam, cooperativas que compram os produtos; tudo para que o produtor resolva suas necessidades diárias”, enfatiza Picoli.
Entidades públicas e empresa confirmadas
Graças à relevância do evento empresas como Ford, Valtra, John Deere, MM Máquinas Agrícolas, startups e companhias agroindustriais já confirmaram presença na XXI Feira Agropecuária Integrado.
Entidades como o Ministério Público, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Embrapa e sindicatos rurais também vão participar.
Setor aquecido
As feiras agropecuárias movimentam enormes cifras financeiras, atraem público ávido por novidades e aquecem a economia nacional. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), os negóciosnessas feiras agropecuáriasrepresentam cerca de 40% das vendas de máquinas agrícolas do Brasil.
Além de compartilhar conhecimento técnicos, conectar produtores, especialistas e empresas, esses eventos também se beneficiam do crescimento expressivo do setor a cada ano. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o PIB da agropecuária aumentou 15,1% em 2023, comparado a 2022; o maior resultado da série histórica. A forte expansão do setor puxou o PIB brasileiro, que cresceu 2,9% em 2023. Sem o crescimento da atividade agropecuária, o PIB do Brasil cresceria apenas 1,6%.
Levantamento do Ministério da Agricultura e Pecuária mostra que as exportações do agronegócio fecharam 2023 com US$ 166,55 bilhões em vendas [aumento de 4,8% em relação a 2022] e foram responsáveis por 49% de tudo o que foi comercializado para outros países.
“Como todos esses atrativos, vamos desenvolver ainda mais o agronegócio da região, estreitar contatos entre todos os agentes do segmento, com os estudantes e produtores rurais para que nossa região – que é o berço do agro no Paraná – continue evoluindo cada vez mais e de maneira sustentável”, destaca Marcelo Henrique Savoldi Picoli.
Agronomia inovadora e premiada
O curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado terá um espaço exclusivo no evento para interagir com os visitantes. A graduação se destaca nacionalmente, obteve o primeiro lugar entre as instituições de ensino superior particulares do Estado do Paraná, o sétimo lugar no cenário geral paranaense e a 42ª posição em nível nacional, de acordo com o Ranking Universitário da Folha 2023.
Em março, o Integrado começa o MBA Agro 360: Gestão, Inovação e Estratégia, uma especialização inédita no Brasil totalmente dedicada ao agronegócio e com 80% dos professores formados por C-Levels [principais executivos de grandes companhias do agro].
A instituição de ensino também foi a primeira a ter uma parceria com a AgTech Garage – o maior hub de inovação do agro da América Latina – a pioneira no país a criar o curso de agronomia noturno e uma das primeiras a oferecer a graduação na modalidade semipresencial.
Serviço
O que: XXI Feira Agropecuária Integrado
Quando: Dia 23 de março (sábado), das 9h às 17h
Onde: Câmpus do Centro Universitário Integrado [Rua Lauro de Oliveira Souza, 440, Área
Urbanizada II, Campo Mourão-PR]
Quanto custa: A entrada é franca. Quem quiser contribuir com entidades assistenciais e
organizações protetoras dos animais de Campo Mourão pode doar 1 kg de alimento, 1 kg de
ração ou 1 litro de leite
Informações: https://eventos.grupointegrado.br/evento/xxi-feira-agropecuaria/7670

Adicionar aos favoritos o Link permanente.