Jundiaí Matsuri 2024: uma celebração da cultura japonesa

jundiai-matsuri-2024:-uma-celebracao-da-cultura-japonesa


Cidade se prepara para a 2ª edição do evento, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de março, no Parque da Uva. Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Campinas
Divulgação
Nos dias 22, 23 e 24 de março, o Parque da Uva será palco da 2ª edição do Jundiaí Matsuri – Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa. Organizado pela Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Jundiaí (Nipo Jundiaí) e promovido pela Tasa Eventos, o festival promete uma celebração única da rica herança japonesa.
O Jundiaí Matsuri destaca-se como um evento cultural e gastronômico que reúne os principais artistas e nomes da comunidade japonesa do Brasil. Durante os três dias, os visitantes poderão desfrutar de diversas atrações e uma programação recheada de shows musicais, danças folclóricas e apresentações de taikô, desfiles e concursos de cosplay e oficinas de artes tradicionais, como origami, kirigami e ikebana, e muito mais.
Além disso, o evento contará com uma deliciosa praça de alimentação, que oferecerá uma autêntica experiência gastronômica japonesa. Delícias como sushi, sashimi, yakissoba, tempurá e outros pratos típicos proporcionarão uma verdadeira viagem culinária ao Japão.
Pedro Shizuo Inamura, presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo Brasileira de Jundiaí, explica um pouco sobre o evento.
“O Jundiaí Matsuri 2024 proporcionará uma imersão na cultura japonesa. Trata-se de um evento importante da Nipo Jundiaí, pois é mais uma oportunidade de podermos apresentar ao público jundiaiense uma boa parte da nossa Cultura e Gastronomia. Fica o convite a todos”, diz.
O CEO da Tasa Eventos, Takao Sato, conta que a celebração da cultura oriental é motivo de grande alegria.
“Os matsuris (festivais) ganham cada vez mais destaque, especialmente no estado de São Paulo, principalmente por concentrar o maior número de descendentes no Brasil. E é com muito orgulho que organizamos um grande evento junto à Nipo Jundiaí para celebrarmos a cultura, os valores e a gastronomia típica do Japão”, destaca.
O Jundiaí Matsuri tem entrada solidária, com 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí.
Atrações culturais e artísticas
Cantora Karen Ito
Divulgação
Os principais nomes e artistas da comunidade nikkei marcarão presença no festival, proporcionando ao público uma experiência única. Entre as principais atrações estão os shows musicais de artistas como Karen Ito, Joe Hirata, Serginho Tanigawa, Fabia & Norton Miasake, Jane Ashihara & Pamela Yuri, e Yuzo Akahori Band.
O Jundiaí Matsuri também trará shows de cultura pop japonesa com a Akatsuki Band, com os maiores sucessos dos animes, e o cantor Diogo Miyahara, que traz um vasto repertório de temas de seriados japoneses (Tokusatsu).
Outro destaque da festa são os tambores japoneses, conhecidos como taikô, com performances dos grupos Wadan Taiko Ensemble (Atibaia), Grupo Wakadaiko (Maringá), Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Campinas) e Grupo Houkou (Jundiaí).
Desfile e concurso de cosplay
O sábado (23) e o domingo (24) serão marcados por um empolgante desfile e concurso de cosplay, onde os participantes terão a chance de exibir suas melhores caracterizações inspiradas na cultura japonesa. A inscrição é gratuita e pode ser feita on-line, neste link.
Atrações para o público infantil
Para as crianças, o destaque da programação fica para o espetáculo do “Mago dos Balões”. O artista Luciano Takeda apresenta um show com técnicas avançadas para criar incríveis esculturas de balões que certamente vão encantar o público no domingo.
Exposições e oficinas gratuitas
A área de exposições e oficinas oferecerá atividades como ikebana, oshibana, mangá, bonsai, furoshiki e pixel art.
Um dos apoiadores do evento, o Senac também irá promover oficinas gratuitas, que proporcionarão aos participantes uma experiência prática e educativa. Com capacidade para 20 pessoas, as oficinas têm duração de aproximadamente uma hora, e as inscrições podem ser feitas no dia, no estande da instituição.
Sexta (22), às 19h30, os alunos aprenderão a fazer rolinho primavera e molho tarê. Já no sábado (23), os temas serão: tempurá, às 10h30; uramaki, hot holl e hossomaki, às 14h; e temaki e shari, às 16h30.
Gastronomia japonesa e além
Com duas praças de alimentação, o Jundiaí Matsuri contará com mais de 30 opções de pratos, incluindo mais de 20 comidas típicas japonesas, como yakisoba, guioza, temaki, poke, takoyaki, tempura, okonomiyaki, lámen e outras receitas como torresmo de rolo, pastel, hambúrguer e joelho de porco. Bebidas e doces típicos também estarão disponíveis, atendendo a diversos paladares.
João Chen, responsável pela praça de alimentação, enfatiza que a diversidade gastronômica busca atender a todos os públicos.
“Tem gente que gosta da cultura, mas não necessariamente da gastronomia japonesa. Nossa expectativa é atender bem o público”, explica.
O Jundiaí Matsuri 2024 é uma oportunidade imperdível para vivenciar a tradição japonesa, experimentar sabores autênticos e se encantar com as diversas formas de expressão cultural. Venha fazer parte desta rica experiência!
Saiba mais
Jundiaí Matsuri 2024
Data: 22, 23 e 24 de março.
Horário: sexta das 17h às 22h; sábado das 10h às 22h; domingo das 10h às 20h.
Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva | Endereço: Av. Jundiaí, s/n – Anhangabaú.
Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí.
Acesse www.jundiaimatsuri.com.br e acompanhe os perfis oficiais no Facebook e Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.