Escola da região do Aritapera, recebe ação itinerante sobre educação alimentar e nutricional

escola-da-regiao-do-aritapera,-recebe-acao-itinerante-sobre-educacao-alimentar-e-nutricional


Atividades simultâneas como palestras, preparações e degustação de alimentos com teste de aceitabilidade, além de avaliação educacional e nutricional serão realizadas na Escola Odorico Liberal. Região do Aritapera recebe ação itinerante da Semed
TV Tapajós
Moradores de seis comunidades da região do Aritarepa, em Santarém, oeste do Pará, que são atendidos pelas escolas Nossa Senhora do Desterro, Santíssima Trindade e Odorico Liberal, recebem nesta sexta-feira (15) uma ação itinerante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem como tema: “Educação Alimentar e Nutricional na Várzea”.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A ação é coordenada pelo Núcleo Técnico de Alimentação Escolar (NAE/Semed) juntamente com outros parceiros como Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Conselho de Alimentação Escolar (CAE), e estagiários da Ufopa, Unopar e Unama. Também participam da ação itinerante a Assessoria de Ensino, Núcleo de Rios, Setor Psicossocial, Divisão de Educação Especial (AEE) e Setor de Inspeção Escolar.
Ao longo do dia, serão realizadas atividades simultâneas como palestras lúdicas formativas, preparações e degustação de alimentos com teste de aceitabilidade, além de avaliação educacional e nutricional.
De acordo com Vanda Maia, chefe do NAE, um dos objetivos da degustação e teste de aceitabilidade, é ofertar um cardápio que além de nutritivo, agrade o paladar dos alunos da rede municipal.
Aceitabilidade do fígado na merenda escolar foi de 92% de 164 alunos da escola Frei Fabiano Merz
Agência Santarém/Divulgação
Os cardápios da alimentação escolar na rede municipal de Santarém são compostos com produtos que da alimentação básica e proteínas congeladas, como carne bovina e aves. Também há oferta de produtos da agricultura familiar produzidos na região. E dependendo da faixa etária e localidade onde os alunos estão matriculados, podem haver variação entre os cardápios.
A chefe do NAE ressalta que embora os cardápios da alimentar escolar na rede municipal sigam o mesmo padrão de oferta de alimentos, podem ter diferentes composições em comunidades onde ainda não há oferta de energia elétrica 24h. Por não terem como conservar carnes, recebem proteínas enlatadas.
Chamada pública diferenciada
Para avançar com o processo de regionalizar a alimentação escolar, a Semed vai realizar uma chamada pública diferenciada para dar aos agricultores das regiões de rios oportunidade de comercializar seus produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“A ideia é que os produtores da região possam vender sua produção, como: galinha, peixe e ovos, com o objetivo de substituir os enlatados e ofertarem também produtos in natura da agricultura familiar produzidos nas próprias comunidades para abastecer as escolas. Nessa ação da região de várzea, por exemplo, iremos conversar com os pais dos alunos, aqueles que são produtores rurais para despertar o interesse deles em vender sua produção para atender as escolas das próprias comunidades”, ressaltou Vanda Maia.
Produtos da agricultura familiar
Reprodução / Redes sociais
A Semed tem conseguido introduzir no cardápio das Umeis, Cemeis e escolas da rede municipal de Santarém, produtos regionais, investindo mais de 30% do valor destinado à alimentação escolar, com a aquisição de produtos da agricultura familiar. Os recursos são oriundos dos programas de financiamento da alimentação escolar dos governos federal e estadual.
Em 2023, segundo a Semed, circularam cerca de R$ 3.177.348,25 entre os produtores rurais de Santarém e região com a comercialização de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar.
Introdução de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar garante mais nutrientes aos alunos
Reprodução / Redes sociais
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.