Onda de calor: temperaturas em Campinas podem ultrapassar 35ºC e bater recorde histórico para março; veja cuidados com a saúde

onda-de-calor:-temperaturas-em-campinas-podem-ultrapassar-35oc-e-bater-recorde-historico-para-marco;-veja-cuidados-com-a-saude


Fenômeno atinge principalmente o Sudeste do Brasil e o ápice será entre esta quinta e sábado. Meteorologistas orientam aumentar a hidratação. O mapa mostra o Brasil sob uma onda de calor, com altas temperaturas sendo registradas em boa parte do país.
INPE
A onda de calor que atinge principalmente o Sudeste do Brasil terá o ápice entre esta quinta-feira (14) e sábado (16), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar da Região Metropolitana de Campinas (RMC) não ser tão afetada quanto outros locais do estado de São Paulo, há alerta de risco potencial para os municípios.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Entenda abaixo o que causa a onda de calor, qual é a previsão de temperatura para a região de Campinas (SP) e os cuidados com a saúde para evitar problemas.
Qual é a previsão de temperatura na região de Campinas? 🔥
👉 De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, as temperaturas máximas em Campinas deve ultrapassar os 35ºC e, com isso, podem atingir o recorde histórico para março.
“Onda de calor é um fenômeno de larga escala. Não se delimita a apenas uma região, então agora o Inmet incluiu a região de Campinas nisso também”, disse Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri, ao g1.
Veja as maiores marcas para o mês desde 1989, quando o órgão começou a fazer as medições:
Maiores temperaturas em Campinas em março desde 1989
O que é uma onda de calor? 🌞
👉 A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.
No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais. Esta é a terceira onda de calor de 2024.
O que provoca a onda de calor? 🥵
👉 As ondas de calor precisam de dois principais fatores climáticos para se formarem: massas de ar quente e seco e bloqueios atmosféricos.
Os bloqueios atmosféricos são um tipo de circulação de ventos no alto da atmosfera. Eles atuam como uma barreira que impede que as massas de ar avancem.
A circulação dos ventos dessa área de alta pressão é anti-horário, o que favorece que as massas de ar quente e seco ganhem força e impede o deslocamento das frentes frias para o continente.
Quais são os tipos de alerta? 🚨
O instituto utiliza o período para definir qual alerta será emitido por conta do calor extremo. Assim, os avisos meteorológicos se referem ao número de dias que deve durar o fenômeno.
⚠O Inmet tem três tipos de alerta para as ondas de calor:
Perigo potencial 🟡 : quando há o aumento da temperatura 5ºC acima da média por um período de dois a três dias. Exige cuidado na prática de atividades que podem estar sujeitas a riscos meteorológicos;
Perigo 🟠 : aumento da temperatura 5ºC acima da média por três a cinco dias. Importante se manter vigilante e se informar sobre as condições meteorológicas previstas;
Grande perigo 🔴 : aumento da temperatura 5ºC acima da média por mais de cinco dias consecutivos. Previsão de um fenômeno meteorológico com intensidade excepcional, com grande probabilidade de risco para a integridade física.
Quando é mais comum? 📆
As ondas de calor são comuns todos os anos na transição entre a primavera e o verão.
Quais cuidados tomar com a saúde? 🧊
Beber bastante água 💧 ;
Evitar exposição direta ao sol 🌞;
Usar roupas leves 👕
Procurar ambientes frescos 🌳
Crianças e idosos devem ter cuidado redobrado 🚨
Dia ensolarado em Campinas, no interior de São Paulo; clima, tempo, calor, previsão, céu
Yasmin Castro/g1
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.