ViaMobilidade só realizou 3 de 17 obras que estavam previstas no contrato de concessão

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Entrega das obras estavam previstas em contrato para essa terça-feira (27). A ViaMobilidade informou que as obras serão finalizadas apenas no fim de 2024 ViaMobilidade não entregou 14 de 17 obras previstas no primeiro ano de concessão
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A ViaMobilidade não entregou 14 das 17 obras que estavam previstas em contrato com o governo de São Paulo de concessão das linhas 8 e 9 dos trens.
De acordo com informações obtidas pela TV Globo, estavam previstas 17 obras em um ano, mas somente três foram entregues. A concessionária não cumpriu os prazos do contrato de concessão firmado em 2022.
Segundo o documento, essas obras seriam entregues até esta terça-feira (27). A ViaMobilidade informou à TV Globo que as obras que deveriam estar prontas em janeiro de 2023 serão finalizadas apenas no fim de 2024.
Operários trabalhando na estação Lapa.
Reprodução/ TV Globo
As obras incluem reformas, ampliações de estações e passagens de níveis.
Linha 8-Diamante é a que está com mais obras atrasadas, 11. Entre elas, ainda estão previstas reformas das estações Santa Terezinha, em Carapicuíba e Sagrado Coração, em Jandira, na Grande São Paulo.
Na Linha 9-Esmeralda, três obras não ficaram prontas: a reforma da Estação Grajaú, da Santo Amaro e a passarela entre o Parque Vila Lobos e a Ciclovia do Rio Pinheiros, que começou, mas está inacabada.
Nesta terça-feira (27), o presidente da empresa, Francisco Pierrini, foi convocado para prestar esclarecimentos à Comissão de Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do estado (Alesp).
O deputado estadual Antonio Donato (PT) questionou Pierrini sobre o número de falhas nas linhas que fazem parte da concessão da ViaMobilidade e quando o serviço irá melhorar. Desde que assumiu as duas linhas da CPTM, uma sequência de falhas atinge a operação dos trens.
Pierrini disse que os investimentos fazem parte de um processo e que a empresa antecipou em dois anos ações previstas para os primeiros cinco anos de contrato. Ele também afirmou que assumiu as linhas em mau estado.
A Secretaria Estadual de Parcerias e Investimentos disse que monitora o serviço e aplica penalidades previstas – a concessionária já foi multada em R$ 10,5 milhões. Além de ter deixado de repassar à ViaMobilidade R$ 31 milhões referentes às tarifas.

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