Xiaomi 14 mostra boa melhoria em vídeos no teste de câmera do DXOMARK

Xiaomi 14 mostra boa melhoria em vídeos no teste de câmera do DXOMARKRenan da Silva Dores

Mais recente topo de linha básico da marca, o Xiaomi 14 passou pelas mãos da equipe do site DXOMARK para ter o desempenho das câmeras avaliado. Ainda que não confronte celulares mais premium, como o Galaxy S24 Ultra e o recém-declarado campeão de fotografia OPPO Find X7 Ultra, o dispositivo entrega bons resultados e apresenta melhorias notáveis em relação ao antecessor, especialmente no departamento de vídeos.

Xiaomi Mix Fold 4 ganha possíveis especificações com 16 GB de RAM
Xiaomi 14 Ultra ganha Edição Reservé com acessórios exclusivos

Apesar de não contar com os números impressionantes do Xiaomi 14 Ultra, “irmão” mais avançado da linha, o Xiaomi 14 aposta em um conjunto de lentes robusto e acima da média, ao menos no papel. São três sensores traseiros, com lente principal de 50 MP e abertura de f/1.6, estabilização óptica (OIS) e foco automático (AF), ultrawide de 50 MP com abertura de f/2.2 e campo de visão de 115°, e telefoto também de 50 MP com abertura de f/2.0, OIS, AF e zoom óptico de 3,2x (distância focal de 75 mm, contra os 23 mm da lente principal).

Todas passam pelo processador de sinal de imagem (ISP) do Snapdragon 8 Gen 3, plataforma mais recente e poderosa da Qualcomm atualmente. A combinação garante bons resultados e é elogiada pelos especialistas do DXOMARK por entregar exposição precisa em todos os cenários testados, balanço de branco geralmente equilibrado, alto nível de detalhes em fotos e vídeos, baixo nível de ruído em fotos, e alta preservação de detalhes em capturas com zoom.

– CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito. –

Entre as falhas, o time aponta para problemas visíveis de adaptação da exposição em vídeos, baixo constraste em rostos em cenários muito iluminados, presença notável de ruído em gravações feitas sob baixa luz e presença de múltiplos artefatos nas fotografias, incluindo flare (rastros de luz que saem de pontos luminosos) e ghosting (os rastros causados pela movimentação de objetos).

Xiaomi 14 tem bom avanço de câmera

Marcando 138 pontos, o Xiaomi 14 passa longe dos melhores smartphones para fotografia no ranking geral do DXOMARK, mas é bastante competitivo quando colocamos na conta seu preço — o modelo supera alguns favoritos da faixa de “flagships acessíveis” como o iPhone 14 e o Galaxy S23. Os pontos fortes brilham mais ainda quando o comparamos ao Xiaomi 13, especialmente nas gravações, com melhorias proporcionadas pelos sensores aprimorados e lentes de maior abertura.

O topo de linha traria excelente equilíbrio entre texturas dos objetos e ruído, conseguindo preservar um alto nível de detalhes em cenários variados, uma conquista para a categoria de acordo com o site especializado. Fora isso, o balanço de branco é mantido de forma precisa, e há ótimos aspectos como alcance dinâmico (HDR) amplo com exposição correta em vídeos.

Como de costume, também há problemas perceptíveis, que tornam mais claro os sacríficios feitos para torná-lo mais barato. Diversos artefatos estão presentes, assim como instabilidade de cores, foco e exposição, trazendo aspectos desagradáveis às imagens, caso do baixo contraste em rostos. De toda forma, a experiência de fotografia é sólida e proporciona avanços sobre a geração passada.

Além do Snapdragon 8 Gen 3 e do conjunto triplo de câmeras de 50 MP, o Xiaomi 14 traz como destaques a tela OLED de 6,36 polegadas com resolução 1,5K, taxa de atualização de 120 Hz e brilho de até 3.000 nits, som estéreo com Dolby Atmos, bateria de 4.610 mAh com recarga rápida de 90 W e sem fio de 50 W, e Android 14 rodando sob a nova interface HyperOS. O dispositivo é vendido globalmente por preços que partem de € 999 (~R$ 5.445), mas infelizmente ainda não há previsão de vinda ao Brasil.

Xiaomi 14: ficha técnica

Tela: 6,36 polegadas, OLED, 1.5K (2670 x 1200 pixels), LTPO de 1 Hz a 120 Hz, pico de brilho de 3.000 nits, HDR com HDR10+ e Dolby Vision
Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3
Memória RAM: 8 GB, 12 GB e 16 GB LPDDR5X
Armazenamento: 256 GB, 512 GB e 1 TB UFS 4.0
Câmeras traseiras: 50 MP (Principal, f/1.6, OIS, AF) + 50 MP (Telefoto, f/2.0, zoom óptico de 3,2x, OIS, AF) + 50 MP (Ultrawide, f/2.2, 115°)
Câmera frontal: 32 MP (f/2.0)
Dimensões: 152,8 x 71,5 x 8,2 mm
Peso: 188 g (acabamento em tecido), 193 g (acabamento em vidro)
Bateria: 4.610 mAh com recarga de até 90 W
Extras: USB-C 3.2 Gen 1 de 5 Gbps, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4, NFC, certificação IP68, som estéreo com Dolby Atmos, emissor infravermelho, carregamento sem fio de 50 W e reverso de 10 W
Cores disponíveis: preto, branco, rosa e verde
Sistema operacional: Android 14, sob a HyperOS

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

A tragédia da vida de Jake Lloyd, o ator que fez o jovem Anakin
WhatsApp começa a bloquear prints de foto de perfil
Erupção solar causa apagão de rádio no Brasil
Deputados dos EUA aprovam lei que pode banir o TikTok no país
Os 10 melhores jogos de corrida para Android
Programa do IRPF 2024 já está disponível; veja como baixar

Adicionar aos favoritos o Link permanente.