Prefeitura vai gastar R$1,8 milhão por mês com aluguel emergencial de 60 ônibus para o transporte público de Palmas

prefeitura-vai-gastar-r$1,8-milhao-por-mes-com-aluguel-emergencial-de-60-onibus-para-o-transporte-publico-de-palmas


Cada veículo vai custar R$ 30 mil por mês aos cofres públicos. Prefeitura assumiu o serviço em fevereiro após o fim de uma concessão de 30 anos. Transporte público de Palmas terá reforço com aluguel de novos ônibus
Lia Mara/Secom Palmas
Foi publicada no Diário Oficial de Palmas a locação emergencial de 60 ônibus novos para compor a frota do transporte coletivo da capital. O contrato tem prazo de 180 dias e pode ser renovado. Cada veículo vai custar R$ 30 mil aos cofres públicos por mês.
Segundo o município, os primeiros 40 veículos serão entregues no prazo de 15 dias a contar a partir da assinatura do contrato. Quando todos os 60 ônibus estiverem rodando, o gasto do município com aluguel será de R$ 1,8 milhão por mês.
A gestão do transporte público foi assumida pela prefeitura no fim do ano passado, após o encerramento de uma concessão que durou mais de 30 anos. Desde então o município enfrentou vários problemas e a qualidade dos veículos tem sido motivo de reclamação frequente dos usuários.
Os ônibus deverão compor a frota antiga, que segundo o próprio município encontra-se sucateada e “não está atendendo à demanda, ocasionando transtornos aos usuários e despesas muito elevadas ao município”. Os veículos também poderão ser empregados em novas linhas.
LEIA TAMBÉM
Reclamações sobre o transporte coletivo de Palmas continuam seis meses após prefeitura assumir serviço
Transporte coletivo: promessas da prefeitura incluem ônibus novos com wi-fi e linha exclusiva para mulheres; confira
Os ônibus são zero quilômetro e estão avaliados em torno de R$ 800 mil cada um. Os veículos terão ar-condicionado, sistema de monitoramento, GPS e plataforma para cadeirantes, além de serem mais econômicos e menos poluentes.
A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) afirma que atualmente está gerenciando 189 ônibus – sendo 149 operados pela própria Agência e outros 41 ainda funcionando por requisição administrativa pela empresa Via Cap.
A prefeitura diz que gastou mais de R$ 2 milhões em despesas corretivas desde que assumiu o serviço e está trabalhando em uma licitação para comprar ou alugar veículos de forma permanente.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.