Porto Ferreira recebe exposição gratuita de obras produzidas a partir de materiais descartados

porto-ferreira-recebe-exposicao-gratuita-de-obras-produzidas-a-partir-de-materiais-descartados


Mostra de objetos de design e artes visuais é resultado do projeto ‘Cooperativa do Design Criativo’. Trabalho fica disponível no Museu Histórico Prof. Flávio da Silva Oliveira até 31 de agosto. Porto Ferreira recebe exposição gratuita de obras produzidas a partir de materiais descartados
André Costa
O Museu Histórico Prof. Flávio da Silva Oliveira, em Porto Ferreira (SP), recebe a partir desta quarta-feira (28) a mostra “Estética Regenerativa”, que reúne obras produzidas a partir de materiais descartáveis. A exposição gratuita pode ser visitada até 31 de agosto.
📲 Compartilhe no WhatsApp
📲 Compartilhe no Telegram
O museu fica na Avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Ferraz, 330 (Fepasa), Centro. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos domingos, das 9h às 12h. Mais informações no telefone: (19) 3585-5961.
Os objetos de design e artes visuais foram produzidos pelos participantes do projeto Cooperativa do Design Criativo, realizado pelo governo estadual de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Proac e Terra Produções Culturais.
Durante três meses, os educadores Renato Andrade (artes visuais) e André Costa (design de móveis e iluminação) viabilizaram conteúdos artísticos e educativos, utilizando como matéria-prima resíduos sólidos provenientes da coleta seletiva.
Empreendedorismo por meio da arte
Objetos de design e artes visuais foram produzidos pelos participantes do projeto Cooperativa do Design Criativo
André Costa
O projeto, realizado no Centro de Convivência do Idoso, trouxe à tona questões como destinação correta de resíduos, redução do impacto ambiental, consciência social, efeitos na economia e na qualidade de vida, fornecendo aos cidadãos uma perspectiva sobre o empreendedorismo por meio da arte e do design como alternativa econômica.
“Participar dessa atividade foi prazeroso e trouxe um avanço em algo que eu já trabalhava, aprimorando-me de tal forma que pretendo levar esses conhecimentos para outras pessoas, produzindo obras de arte para mim, para presentear e, quem sabe, até vender”, disse a aposentada Rosamaria de Souza Lemes, de 64 anos.
A jovem Sabrina Serra, de 22 anos, participou da Cooperativa junto da mãe. “Para mim, como uma jovem portadora da Síndrome de Down, participar desses projetos é muito bacana. Tenho certeza que abrem portas para realizar meus sonhos e desejo que todos os jovens continuem aprendendo com as oportunidades da vida”, disse.
A mãe dela, Maria Serra, de 64 anos, contou que nunca havia feito uma pintura ou mexido com madeira. “O projeto é maravilhoso. Aprendemos muito e ainda podemos ajudar nosso planeta também. São tantas coisas que jogamos fora e podemos aproveitar para fazer coisas bonitas”, disse.
Arte que transforma
Objetos de design e artes visuais foram produzidos pelos participantes do projeto Cooperativa do Design Criativo
André Costa
Arte, meio ambiente e economia se cruzam neste projeto, permitindo refletir sobre o papel do descarte de materiais na sociedade.
“Para mim, lixo não é desperdício, mas ‘puro ouro’. É um contexto social, de educação, conscientização e transformação, não só de materiais, mas principalmente de pessoas”, avaliou o produtor cultural André Costa, idealizador e proponente da Cooperativa de Design Criativo junto ao Proac.
O secretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Ferreira, Régis Berretta, destacou a importância das oficinas e da exposição, que proporcionam à comunidade o acesso e a repercussão das criações artísticas feitas com materiais descartados.
“O município ganhou muito com a realização das oficinas com materiais descartados, uma modalidade que nunca havia sido apresentada e executada, e que traz novos horizontes. Todos que participaram do projeto puderam transformar suas habilidades em obras muito interessantes”, disse.
Para o chefe de Seção de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Ferreira, Vinicius Carlos da Silva, a exposição é fruto do belo trabalho com o intuito de democratizar a cultura.
“Acreditamos que essa é uma excelente oportunidade para demonstrar que o museu é um espaço vivo e dinâmico, pertencendo, assim, ao conjunto da população”, disse.
Cooperativa do Design Criativo
Objetos de design e artes visuais foram produzidos pelos participantes do projeto Cooperativa do Design Criativo
André Costa
As ações da Cooperativa do Design Criativo tiveram início em agosto de 2022.
Além de Porto Ferreira, outras sete cidades da região de Ribeirão Preto tiveram acesso às atividades do projeto até o momento: Santa Rosa de Viterbo, São Simão, Cravinhos, Brodowski, Sertãozinho, Jardinópolis e Tambaú (SP).
O projeto teve apoio da prefeitura, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
VÍDEOS: Reveja as reportagens dos telejornais da EPTV
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.