Congestionamento afeta motoristas no distrito de César de Sousa, em Mogi; obras de viaduto e complexo viário prometem melhoria


Trabalhos já começaram e devem seguir até o ano que vem. Secretário de Mobilidade Urbana também cita ampliação do atendimento da CPTM entre alternativas para o problema. Trânsito no horário de pico no Distrito de César de Sousa atrapalha moradores
Os horários de pico têm sido particularmente estressantes para os motoristas que circulam no distrito de César de Sousa, em Mogi das Cruzes. Quem passa pela Avenida João XXIII durante a manhã, por exemplo, sabe que a chance de enfrentar congestionamento é grande.
O distrito cresceu muito nos últimos anos, mas quem mora na região afirma que esse avanço não incluiu as vias e opções de tráfego. “[Passo aqui] todos os dias, é caminho da minha casa. Muito, demais, bastante [trânsito]. Eu levava cinco minutos do shopping à minha casa, agora levo quase uma hora”, comenta o empreiteiro Robson de Oliveira.
“Fizeram muitas casas para cá, imóveis, e não fizeram um planejamento para escoação do trânsito. Então está meio ruim mesmo. Até o centro você leva 25 minutos. Daqui da João XXIII até o centro”, destaca o comerciante Marco Antônio Silva.
De acordo com a Prefeitura, César de Sousa tem cerca de 45 mil moradores. Ao menos 70 mil veículos passam pela Avenida João XXIII diariamente. Para melhorar o fluxo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciou as obras de um complexo viário na região.
O projeto prevê a construção de um viaduto na Avenida Vereador Dante Jordão Stoppa, que fará a ligação entre a as avenidas João XXIII e Francisco Rodrigues Filho. A expectativa é de que, com isso, o trânsito desafogue nessa área, como explica o secretário adjunto de Infraestrutura Urbana, Joaquim Lopes.
Obras de viaduto e complexo viário já começaram na região de César de Sousa, em Mogi das Cruzes
Reprodução/TV Diário
“Começaram esse mês e vai continuar até a conclusão dela, prevista para o segundo semestre do ano que vem. Aqui nesse trecho é um viaduto de 200 metros. A extensão toda da obra tem dois quilômetros. A gente tem 1,8 mil metros, boa parte de implantação de viário novo e algumas de readequação do sistema viário”.
Uma faixa da pista vai ficar isolada até a finalização dos serviços, que terão um investimento de R$ 98 milhões. Essa é a primeira obra do projeto no eixo de mobilidade que promete uma transformação significativa no trânsito da região.
“Essa obra em particular é parte de um investimento maior previsto pra cá, que são mais três avenidas: avenida 1 lá em cima, avenida 2 com o viaduto novo lá no Socorro e avenida 3, que corre aqui paralela à via férrea. Com essa obra, a ligação Norte-Sul vai facilitar bastante. Funciona como espécie de via auxiliar, alternativa para esses deslocamentos”, completa Joaquim.
Outras medidas
Em entrevista ao Diário TV 1ª Edição, o secretário de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes Caio Luz listou outras medidas que estão sendo adotadas para melhorar o tráfego em César de Sousa. Entre elas está um estudo do tempo semafórico e a implementação de faixas reversíveis que, segundo ele, já estão ajudando a reduzir o tempo de viagem.
Também falou sobre a ampliação no atendimento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Segundo ele, existe linha férrea para que o serviço chegue ao distrito. Porém, a exploração está impossibilitada. “A gente vem tratando junto à Secretaria de Transporte Metropolitano, ao Governo Federal e à MRS, retomando a discussão de uma alternativa de transporte metropolitano até César de Sousa”.
“É importante dizer que o trecho que transcende a estação estudantes é de concessão da MRS a partir de uma concessão federal. Muito se discute com a CPTM, empresa do estado que cuida do transporte metropolitano, tem quatro estações em Mogi das Cruzes, mas além desse diálogo com a CPTM, a Secretaria de Transportes Metropolitanos, a gente precisa abrir esse diálogo com o Governo Federal”.
O g1 pediu uma posição à MRS, Ministério da Infraestrutura e CPTM sobre o assunto.
Obras em rotatória
Outra obra para melhoria do trânsito envolve a retirada da rotatória na Praça Kazuo Kimura. Os trabalhos foram temporariamente interrompidos após uma decisão da Justiça, mas Caio Luz afirma que serão retomadas assim que possível. “Essa obra da rotatória é uma mitigação da concessão do terminal rodoviário, que fica em frente, que tem direito de explorar comercialmente sua área. Então há uma discussão na Justiça, a partir de um advogado da cidade, com relação à instalação de dois comércios da concessionária. Como forma de contrapartida para o município, essa concessionária ficaria responsável por fazer o complexo viário que vai substituir a rotatória”, pontua.
“A decisão judicial trata, especificamente, da concessionária e uso comercial dessa concessão prevista em edital. Essa é a discussão. A obra será retomada tão logo a decisão judicial seja posta”.
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