Escola de ballet do RJ mobiliza campanha para participar do Festival de Dança de Joinville

escola-de-ballet-do-rj-mobiliza-campanha-para-participar-do-festival-de-danca-de-joinville

escola-de-ballet-do-rj-mobiliza-campanha-para-participar-do-festival-de-danca-de-joinville

Desde sua fundação, há 11 anos um sonho sempre existiu no coração dos professores e alunos do Ballet Manguinhos, escola de dança da comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro: participar do Festival de Dança de Joinville, no Norte de Santa Catarina. Em 2023, o grupo pode, enfim, tornar o sonho realidade.

Grupo busca recursos para participar do Festival de Dança de Joinville

Grupo foi fundado há 11 anos, na comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro – Foto: Ballet Manguinhos/Divulgação/ND

A expectativa entre os integrantes da equipe é grande, além de representar uma grande oportunidade para toda a comunidade, conforme afirma a aluna Maria Eduarda Duarte Ribeiro, de 14 anos.

“Ter essa chance de representar as crianças e adolescentes da comunidade, que não têm a mesma oportunidade que eu, é uma forma incrível de mostrar que os sonhos delas podem se realizar”, afirma a bailarina.

Para isso, porém, há um desafio a ser superado. A escola precisa arrecadar R$ 80 mil para cobrir todas as despesas dos 37 participantes que estarão no Festival.  Até o momento, a equipe conseguiu arrecadar cerca de 22% do valor necessário.

Mais de 400 alunos são atendidos pela escola de ballet – Foto: Ballet Manguinhos/Divulgação/ND

“Sempre foi o sonho da nossa fundadora, Daiana Ferreira, levar os nossos alunos para conhecer e participar do Festival de Joinville. Apesar do Ballet Manguinhos ter 11 anos, nunca foi possível participar do festival porque tínhamos outras necessidades emergenciais para sanar”, explica a presidente da escola, Carine Lopes.

Em 2021, o grupo sofreu uma perda que abalou a instituição: a fundadora do grupo morreu em decorrência da Covid-19. “Precisamos nos restabelecer enquanto instituição e seguir em frente com o sonho dos nossos alunos”, conta Carine Lopes.

Mesmo com inúmeros desafios e a perda de uma de suas figuras principais, o Ballet Manguinhos nunca deixou de buscar transformar vidas por meio da dança. “O Ballet Manguinhos é simplesmente incrível. Me trouxe novas experiências, novos lugares, mais cultura, mais amizade e mais amor”, comenta a bailarina Maria Luiza Fernandes da Silva de Araújo, de 16 anos.

Seleção para Festival de Dança de Joinville surpreendeu o grupo

Para alegria e surpresa da escola, o grupo foi selecionado em 2023 para apresentar no palco aberto a coreografia da professora Nayanne Cavalcante, chamada “Construção”, após enviar um vídeo com coreografias para seleção no Festival.

Espetáculo Meu Nome é Favela do Ballet Manguinhos no Teatro Riachuelo – Foto: Ballet Manguinhos/Divulgação/ND

Desde a seleção, a equipe começou a mobilização para arrecadar os R$ 80 mil necessários para custear as despesas do grupo por cinco dias. “Estamos buscando recursos com pessoas físicas e jurídicas que queiram fazer parte desse momento tão especial pra nós e nos apoiar investindo qualquer valor para realizar a tão sonhada chegada em Joinville”, comenta a presidente da instituição.

As doações para o grupo são recebidas pela plataforma Benfeitoria, que pode ser acessada neste link. O Ballet Manguinhos também recebe doações via Pix, basta utilizar a chave [email protected].

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.