Dia Internacional da Mulher: praia de Boa Viagem recebe 100 bancos vermelhos em memória às vítimas de feminicídio em PE

dia-internacional-da-mulher:-praia-de-boa-viagem-recebe-100-bancos-vermelhos-em-memoria-as-vitimas-de-feminicidio-em-pe

dia-internacional-da-mulher:-praia-de-boa-viagem-recebe-100-bancos-vermelhos-em-memoria-as-vitimas-de-feminicidio-em-pe


Bancos com nomes de mulheres que foram assassinadas por causa do gênero foram colocados na faixa de areia e também contam com mensagens de conscientização. Cem bancos vermelhos são instalados na praia de Boa Viagem em protesto ao feminicídio
Cem bancos vermelhos foram colocados na faixa de areia da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na manhã desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. A iniciativa, promovida pelo Instituto Banco Vermelho, é uma homenagem às vítimas de feminicídios em Pernambuco (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Em cada um dos bancos, está escrita uma mensagem de conscientização e, em alguns deles, o nome de uma mulher que foi vítima de feminicídio em Pernambuco. Como o de Mirella Sena, fisioterapeuta assassinada pelo vizinho em 2017 no flat onde morava, em Boa Viagem. A data da morte dela, 5 de abril, tornou-se o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
Bancos foram colocados na praia de Boa Viagem em ato contra o feminicídio em Pernambuco
Reprodução/TV Globo
De acordo com Paula Limongi, diretora executiva do Instituto Banco Vermelho, o Dia Internacional da Mulher não é de comemoração.
“Hoje é um dia de luta. A gente não queria estar recebendo parabéns por fazer esse ato, a gente queria estar comemorando a vida das mulheres. Esse banco é um elemento de luta. Ele é democrático, assim como o feminicídio, que também é um crime democrático. Ele [o feminicídio] acontece independente de raça, de classe social, ele acontece pelo fato de você ser mulher”, disse Paula.
Recife tem ato contra os casos de feminicídio
Ainda segundo a diretora executiva, a praia de Boa Viagem foi escolhida para receber o ato por ser um local do Recife que concentra cerca de 40% das denúncias de feminicídio em Pernambuco. Os bancos significam um espaço de acolhimento (veja vídeo acima). “A cor vermelha representa a cor do sangue derramado por todas as mulheres que são vítimas desse crime brutal”, afirmou Paula.
O ato fica na praia até 17h, mas o instituto tem instalado 25 bancos gigantes em locais espalhados no Grande Recife. “Só a prevenção salva vidas. Então, a gente chama todo mundo para sentar, refletir, levantar e agir”, declarou Paula.
Rostos por trás dos números: conheça histórias e sonhos interrompidos de vítimas de feminicídio em PE em 2023
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.