Canal de denúncia de violência contra mulher, DEAM Virtual é lançado em Belém

canal-de-denuncia-de-violencia-contra-mulher,-deam-virtual-e-lancado-em-belem

canal-de-denuncia-de-violencia-contra-mulher,-deam-virtual-e-lancado-em-belem


Em 2023, Pará registrou um caso de feminicídio a cada 6 dias. Canal virtual de denúncia busca fortalecer combate à violência de gênero Em 2023, Pará registrou um caso de feminicídio a cada 6 dias. Canal virtual de denúncia busca fortalecer combate à violência de gênero
G1
No Pará, começa a operar nesta sexta-feira (8) a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Virtual (DEAM Virtual). A ferramenta busca fortalecer a proteção dos direitos das mulheres e o combate à violência de gênero.
A DEAM Virtual, vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, funcionará de forma virtual, permitindo que mulheres registrem ocorrências de violência doméstica, familiar ou nas relações íntimas de afeto. Por meio de um link no site da Polícia Civil do Pará, as vítimas poderão solicitar medidas protetivas de urgência, requisitar perícias e obter suporte sem sair de casa.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup), o Pará registrou uma mulher vítima de feminicídio a cada 6 dias em 2023, o que expõe a violência contra as mulheres, apenas pelo fato de serem mulheres.
Para um caso ser considerado feminicídio, é levado em conta situação de violência doméstica, familiar ou em relações de afeto. Ou quando há menosprezo ou discriminação à condição do sexo feminino.
Canais de denúncia
Além do DEAM Virtual, há outros meios de denunciar casos de violência contra a mulher. Qualquer pessoa pode ligar para o número 180. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido. No caso da mulher vítima de violência, ela pode acionar a polícia pelo número 190, pode ir até à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) ou ligar para o 180.
E,m Belém, as denúncias de violência doméstica e outras violações dos direitos humanos podem ser feitas pelo aplicativo SOS Mulher, desenvolvido pela Prefeitura de Belém em parceira com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).
As denúncias vão direto para a Guarda Municipal, que faz a averiguação dos casos. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.