Após frente fria, temperaturas voltam a subir em todo o Brasil; país pode ter nova onda de calor na próxima semana

apos-frente-fria,-temperaturas-voltam-a-subir-em-todo-o-brasil;-pais-pode-ter-nova-onda-de-calor-na-proxima-semana

apos-frente-fria,-temperaturas-voltam-a-subir-em-todo-o-brasil;-pais-pode-ter-nova-onda-de-calor-na-proxima-semana


Massa de ar quente que está entre o Paraguai e o norte da Argentina deve influenciar o clima nos próximos dias. Temperaturas podem chegar a 40°C em algumas regiões. Após a passagem de uma frente fria pelo Sul e Sudeste, as temperaturas voltam a subir em todo o Brasil no fim de semana. De acordo com a Climatempo, as chuvas também devem ser mais isoladas, com pancadas em algumas regiões.
A frente fria vinda do Sul do país causou fortes temporais em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Minas Gerais nesta semana. Mas, de acordo com a porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki, o sistema já se afastou do país.
“A chuva vai dar uma trégua pelo Brasil nos próximos dias. E, com menos chuva, a temperatura tem mais liberdade para subir”, comenta a meteorologista.
Os modelos de precipitação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que um volume baixo de chuvas deve ser registrado no Brasil nos próximos dias. A meteorologista ainda acrescenta que as chuvas devem vir em forma de pancadas, algo característico do verão.
Mapa mostra previsão de pouca chuva em todo o Brasil nos próximos dias.
INMET
Com a diminuição no volume de chuvas prevista, o nível do Rio Acre, que atingiu marcas históricas nos últimos dias, deve começar a baixar lentamente.
Rio Acre diminui 11 centímetros em 12 horas e tem 1º sinal de baixa na capital
Nova onda de calor
Com a elevação gradual das temperaturas ao longo do fim de semana, o país pode ter uma nova onda de calor na próxima semana.
🌡De acordo com a Climatempo, uma massa de ar quente ganha força entre o Paraguai e o norte da Argentina. Combinado a uma área de alta pressão, o calor deve se manter sobre a região por uma sequência de dias. O sistema dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco e em gradual aquecimento.
A previsão indica que essa massa de ar quente deve se expandir para a região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. Essas regiões devem ter calor intenso até sexta-feira (15).
Mapa mostra regiões onde altas temperaturas devem ser registradas na semana que vem.
Arte/g1
As maiores temperaturas devem ser registradas no oeste da região Sul, sudoeste do Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo. Nesses locais, pode ser registrada a terceira onda de calor do ano.
A meteorologista Maria Clara Sassaki comenta que, em algumas regiões, os termômetros podem chegar a máximas perto dos 40°C. Ela também afirma que o ápice da onda de calor deve acontecer entre quarta (13) e quinta (14).
Veja como ficam as temperaturas nas capitais nos próximos dias, segundo o Inmet:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.