Samsung surpreende ao renomear processo de 3nm e deixar todos perplexos

A Samsung pode ter encontrado uma maneira não convencional, talvez enganosa, de superar a TSMC na produção em massa de 2 nm. Em vez de acelerar o desenvolvimento de sua tecnologia de fabricação de semicondutores de 2 nanômetros, a empresa planeja renomear seu processo de 3nm de 2ª geração para 2nm. Ela comercializará chips baseados no processo de 3nm de 2ª geração, com previsão de chegada ainda este ano, como soluções de 2nm. Os chips “reais” de 2 nm podem estrear no segundo semestre de 2025.

Samsung comercializará seus chips de 3nm de próxima geração como 2nm

A Samsung é a primeira fundição de semicondutores do mundo a iniciar a produção em massa de 3nm. A mudança mudou em meados de 2022, com a TSMC seguindo alguns meses depois. No entanto, este último conseguiu melhores taxas de rendimento e ganhou importantes contratos de 3 nm. Já produziu um chip de smartphone de 3 nm, o A17 Pro da Apple para o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. A Samsung Foundry ainda não conquistou contratos de fabricação de 3 nm de empresas de smartphones.

Como a TSMC manteve a antiga arquitetura de transistor FinFET para seu processo de 3 nm, isso pode ter ajudado a empresa a obter melhores rendimentos rapidamente. A Samsung, por outro lado, atualizou para a arquitetura GAA mais avançada e está lutando com o rendimento. Com a TSMC avançando na corrida de 3nm, a empresa coreana está agora adotando uma tática peculiar que faz parecer que ultrapassou seu arquirrival no trabalho de desenvolvimento de 2nm.

De acordo com a ZDNet, a Samsung informou aos seus parceiros e clientes que seu processo de 3nm de 2ª geração será chamado de 2nm daqui em diante. “Fomos informados pela Samsung Electronics que eles mudarão a tecnologia 3-nano de 2ª geração para a tecnologia 2-nano”, cita a publicação um funcionário da indústria de semicondutores sem fábrica. O responsável confirmou que a Samsung reescreveu os contratos de 3nm assinados no ano passado para refletir esta mudança.

O relatório acrescenta que o recente acordo da Samsung com a startup japonesa de IA PFN (Preferred Networks) para chips de 2nm é para soluções de 3nm de 2ª geração. Em outras palavras, ainda não foi garantido um contrato de fabricação de 2 nm no verdadeiro sentido. Isto é extremamente confuso e enganoso. Não está claro por que a Samsung está fazendo isso. Mais importante ainda, resta saber que termo a empresa usa para se referir aos seus chips “reais” de 2 nm.

A Qualcomm solicitou amostras de 2 nm das duas fundições

A Samsung supostamente planejou essa mudança no ano passado e finalmente a está executando. Talvez os relatos sobre a empresa ter ignorado o processo de 3 nm e saltado diretamente para 2 nm provavelmente tenham resultado disso. A Qualcomm solicitou recentemente amostras de 2 nm da Samsung e TSMC. Será interessante ver se a Samsung enviará amostras de seu processo de 3nm de 2ª geração ou da solução real de 2nm. Se seguir com o processo anterior, a TSMC pode ter algo a dizer sobre isso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.