Apneia do sono, ronco e dificuldade para respirar: especialista de MT explica como desalinhamento de mandíbula causa problemas à saúde

apneia-do-sono,-ronco-e-dificuldade-para-respirar:-especialista-de-mt-explica-como-desalinhamento-de-mandibula-causa-problemas-a-saude


A cirurgiã dentista especialista em ortodontia e harmonização orofacial, Ana Paula Barbosa, explicou que existem técnicas minimamente invasivas e procedimentos cirúrgicos para a solução desses problemas. Entre os problemas na no queixo estão a micrognatia, retrognatia e prognatismo
Reprodução/Ana Paula Barbosa CRO MT 3330
O queixo é um elemento central da simetria facial e desempenha um papel crucial na percepção da beleza e confiança. Problemas ósseos nesta área podem afetar não apenas a estética, mas também a funcionalidade da mandíbula, causando problemas na fala, respiração, sono e na mordida.
Entre os problemas estão a micrognatia, retrognatia e prognatismo. (veja explicação abaixo)
Micrognatia: mandíbula subdesenvolvida ou anormalmente pequena. Isso pode causar uma desproporção facial, com o queixo aparecendo como pequeno em relação às outras características faciais
Retrognatia: mandíbula posicionada mais para trás do que o normal em relação ao crânio, o que faz com que o queixo pareça retraído em relação ao restante do rosto
Prognatismo: mandíbula projetada para frente em relação ao crânio, resultando em um queixo proeminente ou uma aparência de “queixo para frente”
De acordo com a cirurgiã dentista especialista em ortodontia e harmonização orofacial, Ana Paula Barbosa, existem tratamentos estéticos e funcionais que podem ajudar nesses problemas, sendo eles técnicas minimamente invasivas e procedimentos cirúrgicos.
Tratamentos menos invasivos
Ana explicou que um desses tratamentos, que buscam melhorias sutis no contorno do queixo, pode ser feito com ácido hialurônico.
“Este preenchimento, conhecido pela capacidade de atrair água, pode adicionar volume e projeção ao queixo, realçando a harmonia facial sem a necessidade de cirurgia. A aplicação é rápida, com resultados imediatos”, ressaltou.
Já para problemas relacionados à flacidez e falta de definição do queixo, segundo Ana, a indicação é o uso de fios PDO, que se dissolvem naturalmente no corpo, com a estimulação da produção de colágeno, sendo minimamente invasivo e com resultados que duram até 18 meses.
Reconstrução
Problemas na mandíbula podem ser resolvidos com tratamentos menos invasivos ou cirurgias
Reprodução/Ana Paula Barbosa – CRO MT 3330
Ainda de acordo com a especialista, existem problemas de deformidades ósseas que precisam da realização de implantes de polietileno poroso, mas, embora seja uma cirurgia complexa, a especialista explica que o procedimento apresenta uma taxa de sucesso elevada, com relatos de melhoria estética e funcional.
“Em casos de desalinhamento severo, a cirurgia ortognática se apresenta como uma solução definitiva. Este procedimento, realinha a maxila, a mandíbula e o queixo. Apesar de ter um período de recuperação mais longo, os resultados podem transformar completamente a vida do paciente, melhorando a qualidade de vida e autoestima”, concluiu.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.