Bombeiro dá dicas de como trocar o botijão e gás sem correr o risco de causar incêndio ou explosão; confira

bombeiro-da-dicas-de-como-trocar-o-botijao-e-gas-sem-correr-o-risco-de-causar-incendio-ou-explosao;-confira


Cozinha de restaurante ficou destruída em Araguatins justamente na hora em que um entregador fazia a troca de um botijão. Em casa, é preciso ter cuidado com os equipamentos, manuseio e armazenamento. Bombeiro dá dicas sobre a forma correta de trocar um botijão de gás; confira
Um entregador de gás e outras duas pessoas ficaram feridas na explosão de um botijão de GLP que estava sendo instalado em um restaurante em Araguatins, na região do Bico do Papagaio, na semana passada. Apesar de ser simples, pelo grande risco no manuseio desse tipo de material, é preciso tomar diversos cuidados, principalmente na instalação.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com o tenente-coronel Alex Matos, comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Palmas, deu dicas do que é preciso se atentar e os cuidados começam na compra do produto.
“A importância quando você solicitou um botijão de gás é verificar se ele está com uma etiqueta de envasilhamento. Lacre mostra que ele tem uma precedência. Aí vamos para o segundo passo que é colocar o registro no botijão”, deu início à explicação.
Na segunda etapa, o tenente-coronel ressaltou que é preciso retirar o lacre por completo e não apenas perfura-lo. “Retirou o lacre e colocou com o próprio movimento dos dedos, bem simples, você vai rodar [a válvula]. Você aperta sempre com o registro fechado. Não bater martelo, não forçar”, orientou.
Uma das dicas é fazer teste com espuma para ver se não tem vazamento
TV Anhanguera/Reprodução
A seguir, é preciso fazer testes para ver se o gás não está vazando entre o botijão e o registro. “O teste é com espuma. Coloca e vai observar. Se não está borbulhando, está ok. Se borbulhar significa que está vazando. O que você vai fazer? O processo de retirada [do registro] e colocar novamente”, ressaltou.
Se depois do teste o botijão continuar com vazamentos, é preciso entrar em contato com o revendedor para trocar o produto.
Também é preciso ficar atento ao prazo de validade do registro de gás, segundo o tenente-coronel. “De cinco anos de validade, bem como a mangueira que tem validade de cinco anos, Então você tem que observar”, disse.
Também é importante verificar o local onde o botijão será armazenado na residência. “É preferencial que este botijão esteja do lado de fora, em um lugar arejado e fora de um ambiente fechado para que, em qualquer vazamento, esse gás se disse fácil”, explicou.
Ainda nas dicas do bombeiro, se o botijão não tiver como ficar do lado de fora da casa, não se pode deixar a mangueira passar por trás do fogão, para evitar acidentes.
LEIA TAMBÉM:
Entregador de gás fica ferido após ser atingido por explosão enquanto trocava botijão em restaurante
Farmácia pega fogo e parte do teto desaba antes da loja abrir
Procon notifica 32 revendedores de gás de cozinha de oito cidades que não reduziram o preço do produto
Acidente no Bico
A explosão aconteceu na sexta-feira (23) enquanto o entregador estava trocando o botijão na cozinha de um restaurante. A explosão teria dado início ao incêndio e ainda o atingiu na face, tórax e braços. Ele foi socorrido por terceiros e levado para o hospital.
Uma mulher que trabalhava na cozinha do restaurante também precisou ser levada para o hospital após presenciar o incêndio. A proprietária do estabelecimento também passou mal e foi socorrida pelos bombeiros, que também desligaram a energia e apagaram as chamas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.