Os modelos de inovação para empresas são eficazes?

os-modelos-de-inovacao-para-empresas-sao-eficazes?

os-modelos-de-inovacao-para-empresas-sao-eficazes?


Descubra quais são os modelos de inovação e de que forma eles podem auxiliar as empresas Os modelos de inovação para empresas são eficazes
Reprodução/Envato
Quando uma empresa inova no mercado, ela abre um caminho e, muitas vezes, cria um padrão que começa a ser seguido por outros negócios. Afinal, todos querem surfar na onda e se manter no jogo até encontrarem a sua própria oportunidade de destaque.
É por isso que existem tantos modelos, funis e metodologias que são passados para os empreendedores que desejam ser inovadores. Eles, porém, não necessariamente serão uma garantia de sucesso.
Modelos e clichês da inovação
Quando se fala de modelo para ser inovador, podemos mencionar:
Inovação fechada: onde as soluções e insights são buscados internamente na empresa.
Inovação aberta: quando a organização abre as suas dores para o mercado e busca soluções colaborativamente.
Programa de aceleração: quando a empresa conta com um suporte especializado para o crescimento do negócio.
Time de P&D: criação de uma equipe dedicada apenas a pesquisar e desenvolver novas tecnologias, produtos e serviços.
Cada um desses modelos apresenta o seu próprio funil, método e ferramentas. Além disso, carregam os seus próprios clichês, que surgem a partir das tendências de inovação.
Seguir esses caminhos pode ajudar, mas não basta apenas segui-los sem uma estratégia. Então, existe uma fórmula para a inovação?
Existe fórmula para a inovação?
A resposta de Ana Clara Del Monte, gestora de projetos de inovação na Haze Shift, é clara: “Não. Não existe fórmula para a inovação.”. No entanto, existe uma jornada até ela.
A especialista explica que a dificuldade de encontrar uma receita acontece porque a inovação não é um conceito sólido e pode significar coisas diferentes, dependendo de cada contexto.
Vai muito do segmento em que você atua, do que você quer para o futuro e do que é inovação para você. Porque existem alguns consensos, mas isso é muito maleável de acordo com a realidade de cada empresa.
E é por isso que toda jornada de inovação começa com a iniciativa das empresas conhecerem a si mesmas. Seja com um manifesto, com uma pesquisa ou com um exercício de olhar, é preciso entender o que se é antes de descobrir onde se pode chegar. Só assim é possível então estabelecer métricas que vão dizer se uma empresa é inovadora ou não.
🏆 Veja o resultado do Prêmio Empresa Inovadora 2023 e fique por dentro do ecossistema de inovação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.