Ibovespa fecha o pregão em alta após dados americanos

Nesta quarta-feira (6), o Ibovespa fechou o dia com uma alta de 0,56%, aos 128.815,86 pontos. O índice reagiu bem aos dados brasileiros e também aos americanos e as falas de Powell no congresso americano.

Apolo Duarte, planejador financeiro, sócio e head da mesa de renda variável da AVG Capital, comentou sobre o pregão de hoje.

Bolsa em alta após o discurso do Powell até em linha com o mercado lá fora, que também teve uma certa ampliação. Os treasuries de 10 anos nos Estados Unidos tiveram uma queda. Esse é o principal motivo que está puxando também a Bolsa daqui. E os mercados estão andando de uma maneira muito parecida.

Fala do Powell não trouxe surpresas negativas e, com isso, o mercado continua esperando pelo início da queda de juros a partir de junho.

Claro que o mercado hoje ainda vai esperar o dado da sexta-feira do Payroll, que vai ser o mais importante, então a tendência é que os mercados esperem o payroll na sexta-feira para tomar uma decisão mais clara, e termos uma tendência mais definida. A respeito do discurso do Powell, não vi novidades. Entre os destaques, Powell comentou a respeito da expectativa do FED por um crescimento sólido, sem evidência de uma recessão, apesar da recessão ser algo que é sempre possível, mas as probabilidades são muito baixas.

Ele vê uma possibilidade de continuar reduzindo a inflação para dentro da meta, mas com o mercado de trabalho aquecido. E para que os juros comecem a cair, mais uma vez o discurso que o FED vem adotando é de que eles precisam de dados sustentáveis, de que essa inflação esteja caminhando de forma sustentável para o atingimento da meta, e é algo que o mercado se apegou um pouco também. Powell disse que não é necessariamente chegar em 2%, mas que esse é um conjunto de dados para que mostre essa trajetória indo para os 2%. Por enquanto o mercado continua amplamente ali com a expectativa para corte em junho. Hoje as chances estão próximas de 60% para queda em junho.

Os papéis que mais estão subindo hoje no índice são papéis que caíram forte ontem, entre eles, temos Raia Drogasil, Pão de Açúcar e Hypera. Os três caíram forte ontem e hoje estão tendo uma recuperação. São papéis ligados à economia doméstica. Dentre os três, o que teve de novidade foi que a Raia Drogasil divulgou o balanço ontem a noite. Ontem ela caiu antes do balanço, o mercado adotou uma postura mais defensiva e, após o resultado, o mercado se animou e ela hoje é a maior alta do dia.

No campo negativo, a gente tem a Casas Bahia, que é um papel que tem tido dificuldade de segurar as quedas, principalmente depois do grupamento de ações que fez no ano passado. Outras quedas são de Petrorecôncavo e da 3R Petroleum. A Petrorecôncavo divulgou ontem um balanço que frustrou os investidores, foi abaixo do esperado. Hoje ela está com uma queda e, de quebra, a 3R acabou caindo também com os investidores receosos com os resultados das outras empresas também de petróleo, principalmente da Junior Company. Um destaque positivo dentre elas é a PetroRio, que chegou a cair 2%, operou em alta, agora está com leve queda, então dá pra ver que o mercado tem visto a empresa de uma maneira diferenciada entre as Junior Company.

Entre as altas, temos a Petrobras subindo ajudando a puxar bem o Ibov para cima com investidores na expectativa de um bom balanço e anúncio de dividendos. Vale também sobe. A gente tem uma preocupação grande no mercado hoje com China à medida que a gente não teve estímulos, o mercado imobiliário está muito ruim por lá, mesmo depois da volta do Ano Novo Lunar. E mesmo com resultado muito bons e anúncios de dividendos, isso não foi suficiente para animar os investidores e Vale até caiu desde então. Minério também caiu de lá para cá. Uma novidade, que está ocorrendo nessa semana é um comitê a respeito das políticas econômicas que o governo chinês vai adotar. O mercado está bastante cético a respeito dos estímulos porque o governo chinês tem feito isso a conta-gotas e, para entregar um crescimento robusto, como eles estavam projetando, parece difícil sem estímulos pesados.

Então o mercado acaba vendo com desconfiança essa expectativa de 5% de crescimento anunciado pelo governo chinês, uma vez que sem estímulos é muito difícil a meta ser batida. Olhando especificamente para a construção na China, os investidores estão bastante pessimistas, e isso impacta direto na Vale, uma vez que ela vende minério para a China, que transforma isso em aço, que usa em construção, principalmente. Então a expectativa para a Vale acaba ficando pior por conta desse cenário com a China.

Temos ainda o imbróglio envolvendo a sucessão presidencial. Houve algumas tentativas do governo de aumentar sua influência na Vale e isso desagrada bastante o investidor também. E sem definições, isso acaba pesando para as ações. Ontem o BTG Pactual reduziu a recomendação, para o papel de compra para uma recomendação neutra, e isso foi um dos catalisadores para a queda das ações ontem. Já hoje a gente teve um cenário contrário com um outro grande banco, o JP Morgan, que fez uma recomendação positiva de compra, reforçou a compra para o papel, até com um preço-alvo muito alto e acho que isso é um dos catalisadores que está fazendo a Vale subir hoje.

Na minha opinião, vejo que isso demonstra também como incerta essa situação por conta da divergência de opiniões de grandes instituições. Tem instituições muito otimistas, instituições mais pessimistas, mas acho que isso é reflexo da situação complexa que a gente tem para uma definição do que seriam os próximos passos das ações da Vale com grandes incertezas no radar.

Historicamente a gente está num múltiplo realmente muito baixo, isso é verdade. Mas acho que o mercado deve aguardar ali coisas um pouco mais concretas a respeito desses problemas para tomar posições talvez mais fortes e numa direção mais clara também.

Segue os índices:

🇧🇷 Ibovespa: 128.815,86 pontos (+0,55)
🇺🇸 S&P 500: 5.104,02 (+0,50)
🇺🇸 Nasdaq: 16.031,54 (+0,58)
🇺🇸 Dow Jones: 38.661,51 (+0,20)

💵 Dólar: R$ 4,94 (-0,21%)
💶 Euro: R$ 5,38 (+ 0,18)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.