Ciclone no RS: sobe para 15 o número de mortos; uma pessoa segue desaparecida

Corpo de homem não identificado foi encontrado em área alagada de Gravataí. Ele não havia sido dado como desaparecido. Fenômeno provocou estragos em 41 municípios, segundo a Defesa Civil. Imagem aérea de Gravataí após passagem de ciclone extratropical no RS
Reproduçao/RBS TV
O corpo de um homem foi encontrado pela Defesa Civil, na manhã desta terça-feira (20), em uma área alagada de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com o órgão, ele é a 15ª vítima do ciclone extratropical que passou pelo Rio Grande do Sul.
Menino fica 6 horas em caixa de isopor para sobreviver
Veja os canais de contatos para os atingidos por ciclone
Calor de maio e chegada de ar frio: especialista explica ciclone
O homem, que não teve sua identidade divulgada, não constava na lista de desaparecidos da Defesa Civil. Segue, portanto, a busca por uma pessoa desaparecida em Caraá. O município, a 90 km de Porto Alegre, registrou quatro do total de 15 mortes no estado.
A passagem do fenômeno pelo estado atingiu 41 municípios, segundo a Defesa Civil. Conforme a última atualização, são 1.538 pessoas desabrigadas e 13.824 desalojadas. A cidade de Taquara reportou mais de 6,5 mil desalojados.
De acordo com a Defesa Civil, além de Gravataí, as mortes foram registradas em Maquiné, São Leopoldo, Esteio, Novo Hamburgo, Caraá, Bom Princípio e São Sebastião do Caí. (Veja abaixo)
Especialista explica fenômeno
O mês de maio com calor acima do normal e a chegada de ar frio criaram as condições para o ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul. A explicação é do chefe do Departamento de Geografia da UFRGS, professor Francisco Eliseu Aquino.
”O ar frio tenta se expandir em direção à região sul tropical, por exemplo, o Rio Grande do Sul. Porém, nós tivemos o maio mais quente para toda a América do Sul em 170 anos. Significa que o contraste dessa massa de ar frio entre a Antártica e a região tropical da América do Sul promove a formação de um ciclone extratropical”, explica o especialista.
Município de Caraá foi fortemente atingido pelo temporal
Jonas Campos/RBS TV
Como ajudar
Prefeituras estão definindo medidas emergenciais para enfrentar os prejuízos do temporal. Veja, abaixo, os canais de contato disponibilizados para ajudar os atingidos.
Porto Alegre – A prefeitura de Porto Alegre informa que o ginásio do Demhab, no Bairro Santana, está aberto para acolher e alimentar quem precisar. Em casos de emergência, a administração municipal pede que a população ligue para os telefones 199 ou 193.
Canoas – A prefeitura informa que o Centro de Esporte e Lazer São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, 1000), o Centro Olímpico Municipal (Rua Araguaia, 1151) e o Centro de Convivência do Idoso (R. Clemente Pinto, 92) estão acolhendo os desabrigados.
Lindolfo Collor – A prefeitura informa que o ponto de coleta de cobertores, agasalhos, água, remédios e alimentos ficará concentrado na Escola Estadual Walter Herrmann. O pavilhão da Igreja Luterana está acolhendo os desabrigados.
Sapiranga – Donativos como roupas, cobertores e alimentos para as pessoas atingidas estão sendo recolhidos na Assistência Social do município e no ginásio da escola Doutor Décio Gomes Pereira, onde está acontecendo o atendimento de desabrigados.
Novo Hamburgo – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está solicitando doação de cobertores, casacos e sapatos. Os donativos podem ser entregues no Centro Administrativo Leopoldo Petry e nos pontos de coleta da Campanha do Agasalho da cidade. A Defesa Civil do município pode ser contatada pelos telefones 3587-7863/3097-9408.
São Leopoldo – A Defesa Civil de São Leopoldo atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. O telefone (51) 2200-0633 funciona somente em horário comercial, informa a prefeitura. A população pode buscar auxílio por estes canais para situações decorrentes dos transtornos causados pela chuva.
Capão da Canoa – A Defesa Civil de Capão da Canoa informa que a população que necessitar de ajuda pode entrar em contato pelo telefone (51) 9 9206-9452.
Torres – Os contatos disponibilizados pela Prefeitura para casos de emergência e situações de risco são os telefones (51) 3626 9150 ramal 207, da Defesa Civil, ou o 193 do Corpo de Bombeiros.
Tramandaí – De acordo com o Secretário de Segurança e Coordenador da Defesa Civil, Claudiomir da Silva Pedro, aqueles que tiveram danos em suas casas e precisam de lonas e materiais, devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O atendimento ao público segue até as 19h. O telefone para contato é o 51 98200-8010.
Taquara – Desalojados ou desabrigados pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp (51) 99303-8172.
Caraá – Um abrigo comunitário será aberto em frente à sede da prefeitura. O local terá capacidade para atender cerca de 350 pessoas.
Ivoti – Doações para os afetados pela chuva serão recebidas no Ginásio da Comunidade Católica do município, a partir das 14h.
Defesa Civil do RS – A Defesa Civil afirma que está com equipes atuando em todo o RS, em especial nas regiões da Serra e do Litoral Norte. Para solicitar apoio ou socorro, os números de emergência são 193 (Corpo de Bombeiros Militar) e 190 (Brigada Militar).
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
s

Adicionar aos favoritos o Link permanente.