Vídeo mostra pombos em vasilhas com merenda de alunos de escola estadual em Caraguatatuba; veja

De acordo com os estudantes, o problema acontece há mais de um mês. Muitos deixaram de consumir a merenda e tem levado lanche de casa para a escola. Pombos na merenda revoltam pais e alunos de escola estadual de Caraguatatuba
Alunos de uma escola estadual de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, reclamam da presença de pombos na merenda que é servida na unidade. Pais e responsáveis dos estudantes também se revoltaram com a situação.
Imagens registradas pelos alunos (assista acima) mostram os animais em cima dos recipientes de comida. Alguns, inclusive, batem as asas e entram nas vasilhas de alimento, que ficam abertas, sem nenhum tipo de proteção.
O caso foi flagrado na escola estadual Alcides de Castro Galvão, localizada no bairro Ipiranga. A unidade é integral e serve de três a quatro refeições por dia.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Pais e alunos reclamam da presença de pombos em merenda de escola de Caraguatatuba, SP
Arquivo pessoal
De acordo com o relato de pais e alunos ouvidos pelo g1, os estudantes pararam de consumir o alimento servido na escola e passaram a levar um lanche feito em casa.
“Para mim tem ficado muito complicado, pois tenho dois filhos que estudam na escola. Isso tem me gerado um gasto diário de R$ 60 por dia. É um valor que eu não deveria e poderia estar gastando”, conta o publicitário Jones Jackson, que é pai de um aluno de 17 e uma aluna de 15 anos.
Tanto os estudantes quanto os responsáveis alegam que já reclamaram diversas vezes com a direção da unidade, mas nada até agora foi feito.
“Espero que aproveitem as férias que estão chegando para fazer alguma coisa. Dá para colocar pelo menos uma tela de proteção para evitar a entrada dos pombos”, afirma Jones.
Pais e alunos reclamam da presença de pombos em merenda de escola de Caraguatatuba, SP
Reprodução
Na última sexta-feira, a Vigilância Sanitária autuou a escola após as denúncias de alunos.
A notificação determina que a unidade escolar adote providências quando às condições sanitárias do local, do refeitório, além do processo de manuseio dos alimentos e de distribuição da refeição aos estudantes.
O descumprimento pode acarretar multa de R$ 4.420, além de outras punições, como a interdição da escola.
O que diz a Secretaria de Educação Estadual?
Por meio de nota enviada à TV Vanguarda, a Secretaria de Educação Estadual lamentou o ocorrido e informou que autorizou a instalação de telas no refeitório, o que deve ser feito durante a semana.
Além disso, a pasta comunicou que foi realizada uma reunião com a equipe de nutrição da escola para redefinir os procedimentos de manipulação e organização da merenda.
Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, em Caraguatatuba (SP)
Reprodução/Google Street View
Risco para a saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, pombos são aves cuja população cresce com facilidade, o que é considerado um risco pois o animal pode causar doenças graves à saúde humana. Entre elas estão:
salmonelose
criptococose
histoplasmose
ornitose
meningite
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.