Imagens inéditas mostram brasileiro acusado de matar ex-namorada na Austrália logo após o crime

Crime ocorreu em 2018, mas júri de Mário Marcelo Santoro foi remarcado para a próxima terça (20), no Rio de Janeiro; relembre o caso. Brasileiro acusado de matar namorada na Austrália vai ser julgado no Rio de Janeiro
Está marcado para a próxima terça-feira (20), no Rio de Janeiro, o julgamento do engenheiro Mário Marcelo Santoro, acusado de ter assassinado a ex-namorada Cecília Haddad na Austrália há cinco anos. O julgamento deveria ter acontecido em janeiro deste ano, mas o réu decidiu dispensar o advogado no mesmo dia do júri, o que obrigou o adiamento da sessão.
O Fantástico teve acesso a imagens inéditas de câmeras de segurança mostrando Mário Marcelo logo depois do crime, quando ele dirigiu um carro até um apartamento que havia alugado. No vídeo, é possível ver ele descalço e com os pés molhados.
Uma investigação minuciosa feita pela polícia da Austrália encontrou provas que ajudaram na prisão do suspeito – e o trabalho da perícia envolveu até mergulhadores. Veja na reportagem acima.
O crime
Cecília morreu aos 38 anos na Austrália, país que escolheu viver desde o ano 2000. O relacionamento com Mário Marcelo, no entanto, começou no réveillon de 2017, no Rio de Janeiro, quando ela veio passar alguns dias no Brasil.
Eles já haviam mantido um romance anteriormente e a nova relação durou cerca de um ano, quando amigos afirmaram que ela passou a sofrer violência psicológica. Em março de 2018, Cecília deu um basta no relacionamento, mas Mário Marcelo não aceitou o fim.
“Ele mentia muito para ela. Então, ela não tinha revelado para a gente as ameaças que ele fazia e a maneira com que ele a pressionava. Ele a torturava psicologicamente, mas isso tudo só foi revelado mais para frente. Semanas antes de ele matá-la”, conta o irmão de Cecília, João Haddad.
Uma amiga disse que nesse momento Cecília vivia em pânico, com medo de sair de casa e ir ao trabalho. Falou que Mário Marcelo até chegou a trocar de carro para continuar perseguindo a ex-namorada.
As investigações da polícia australiana revelam que Cecília foi assassinada na casa dela, em Sydney, no dia 28 de abril de 2018. Entenda a cronologia apontada pela investigação:
Cecília é morta por estrangulamento dentro de casa;
Mário Marcelo pegou o carro da vítima e levou o corpo até a beira de um rio;
amarrado a pesos, o corpo é jogado na água;
Mário Marcelo volta com o carro ao apartamento que havia alugado;
ele chega descalço, com os pés molhados e deixa pegadas;
o réu troca de roupa na lavanderia do prédio e sai com o carro de Cecília;
Mário Marcelo para o carro em uma estação de trem e abandona o veículo;
o acusado manda mensagens do telefone de Cecília se passando por ela para uma amiga e para a mãe da vítima, dizendo que iria “sumir por um tempo”.
Tanto a amiga como a mãe desconfiaram por causa da maneira de escrever, que não era compatível com as palavras usadas por Cecília. A suspeita é que Mário Marcelo tenha usado o dedo da vítima, já morta, para desbloquear o celular e mandar as mensagens.
A investigação australiana ainda encontrou um par de tênis na beira do rio, que era idêntico ao usado pelo brasileiro. O DNA encontrado nos sapatos também é compatível com amostras colhidas no apartamento dele.
O corpo de Cecília foi descoberto por remadores no dia seguinte. Duas horas depois, o principal suspeito já desembarcava no Brasil.
Prisão e julgamento
O brasileiro teve a prisão preventiva decretada em julho de 2018 e foi localizado na casa de um parente, no Rio de Janeiro. De lá, foi levado para o Complexo Penitenciário de Bangu, onde está até hoje.
A defesa de Mário
O novo advogado de Mário Marcelo preferiu não comentar a estratégia da defesa.
“Eu acredito, eu tenho convicção na tese que eu sustentarei perante o Conselho de sentença. A tese não é para ser antecipada. A tese é para ser debatida, pra ser exposta lá no dia do julgamento. Não se pode ter um culpado antes de se fazer um julgamento justo”, destaca Rubem Vianna.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.