EXCLUSIVO: veja como é a fazenda onde vítimas de febre maculosa estiveram

Equipe do Fantástico foi a única autorizada a entrar no local, que fica em Campinas, no interior de São Paulo. Quatro pessoas morreram sob suspeita de contrair a doença durante festa na propriedade. A equipe do Fantástico teve acesso com exclusividade à fazenda onde quatro vítimas de febre maculosa estiveram. A suspeita é de que elas tenham sido picadas por carrapatos durante uma festa na propriedade, que fica em Campinas, no interior de São Paulo.
No local, a reportagem mostrou os camarotes, os espaços para o público e a área tratada pela Vigilância em Saúde como possível principal foco dos carrapatos.
Piscina da fazenda onde vítimas de febre maculosa estiveram, em Campinas.
Reprodução/TV Globo
A tradicional “Feijoada do Rosa” aconteceu no dia 27 de maio, na Fazenda Santa Margarida, e reuniu 3,5 mil pessoas. Uma delas era a Evelyn Santos, de 28 anos, que contraiu a doença e morreu no dia 8 de junho.
Febre maculosa: saiba o que é a doença, os cuidados e as áreas de risco
Quem são as pessoas que morreram pela doença após festa em fazenda
Turista do DF que foi à festa relata pânico ao saber dos casos
“Era para ser uma comemoração. E foi, de fato, no dia. Mas teve um custo muito alto”, diz o noivo, Marcelo.
Ele também participou do evento e teve sintomas de febre maculosa. Marcelo fez o exame, mas o resultado ainda não ficou pronto. Ele explica que Evelyn passou por três unidades de saúde. O primeiro diagnóstico dela foi de dengue.
Já medicada com soro e anti-inflamatório, ela foi para casa. Os sintomas, no entanto, pioraram, até ela não conseguir trabalhar. “Pode cancelar todo mundo hoje e amanhã eu não tenho condições de atender”, disse Evelyn, que era dentista, em mensagem de voz.
“Eu falei: vamos para [o hospital] da Unicamp, que vão te virar do avesso até descobrir o que é”, diz Marcelo. “Foi quando ela convulsionou comigo no carro. Aí começou com os boletins [médicos]. É piora, piora. Quando a mãe dela chegou, recebemos a notícia da intubação dela.”
Evelyn morreu na mesma semana em que viajaria com o noivo para o Chile para comemorar o dia dos namorados. Além dela, outras três pessoas que estiveram na feijoada morreram da doença.
O que é a febre maculosa
A febre maculosa é causada por uma bactéria transmitida pela picada do carrapato estrela. Os carrapatos costumam subir em animais ou pessoas que passam por áreas infestadas, como gramas, pastos e arbustos. Eles se agarram e picam a pele para se alimentar do sangue.
Se uma pessoa tiver febre maculosa, ela não transmite a doença para outra pessoa. Os principais sintomas são febre, dor no corpo e dor de cabeça. Também podem surgir manchas, principalmente nas mãos e pés. Ainda não existe vacina, mas a doença tem cura.
A infectologista Raquel Stucchi, da Unicamp, explica que o tratamento é feito por uso de antibiótico. E que a rapidez, nesse caso, é preciosa.
“Conforme o tempo vai passando, a chance de sucesso no tratamento vai diminuindo. Se tenho muita inflamação, passo a ter facilidade para ter hemorragia na pele, no intestino, no pulmão, na cabeça. Então, o ideal é que o tratamento seja instituído nos primeiros 3 ou 4 dias”, diz.
Segundo o prefeito de Campinas, Dário Saadi, a Fazenda Santa Margarida nunca teve registros de transmissão de febre maculosa.
“O que a Prefeitura fez foi suspender os eventos que iriam acontecer lá nos próximos dias, além de apresentar aos responsáveis um plano de manejo”, afirma.
Em nota, a Fazenda Santa Margarida disse que lamenta profundamente os casos de febre maculosa e se solidariza com a dor e o sentimento dos familiares e amigos das vítimas. Afirmou ainda que sempre agiu de acordo com todas as normas e exigências legais relacionadas à Vigilância Sanitária. E reiterou seu compromisso em garantir segurança e conforto de seus visitantes, colaboradores e comunidade.
Também por nota, a organização do evento “Feijoada do Rosa” declarou profundo pesar. Disse ainda reiterar “profundos sentimentos, permanecendo à disposição das autoridades”.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.