Gastos de Lula com cartão corporativo passará por auditoria do TCU

Os gastos do governo Lula com cartão corporativo vão passar por uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). A ordem, emitida para a Corte de Contas pela Câmara dos Deputados, partiu de um pedido feito pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP). A solicitação foi aprovada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, que é presidida pela deputada Bia Kicis (PL-DF).

Não há uma data para o início da auditoria, mas o TCU, como órgão auxiliar do Congresso, precisa dar preferência a pedidos de parlamentares. Por conta desse fato, a expectativa é de que o pente-fino nos gastos do governo petista com o cartão corporativo não demore para começar. As informações são da colunista Mônica Bergamo.

A solicitação contra o governo Lula, feita por Kataguiri, foi motivada por uma reportagem da revista Crusoé publicada em maio que apontou que, durante os quatro primeiros meses deste ano, a gestão Lula arcou com R$ 12,1 milhões em despesas utilizando o cartão corporativo.

Em fevereiro deste ano, a Corte de Contas aprovou uma apuração similar relacionada ao governo Bolsonaro. Na ocasião, o TCU liberou a abertura de uma investigação para apurar a legalidade das despesas realizadas pela última gestão com cartões corporativos no período entre outubro e dezembro de 2022. A decisão também tinha sido motivada por uma ordem oriunda do Congresso, aprovada a partir de um pedido do deputado Elias Vaz (PSB-GO).

Com informações do Pleno News

Adicionar aos favoritos o Link permanente.