O estresse pode ser positivo? Médica explica fases desse mecanismo do corpo humano

A psicóloga Marilda Lipp explica que o estresse é uma reação física que faz parte da natureza humana, mas que pode se tornar prejudicial se for persistente. O estresse pode ser benéfico? Médica explica fases desse mecanismo do corpo humano
A corrida atrás do dinheiro, o trânsito em uma grande cidade, a falta de tempo, de controle do próprio futuro, o excesso de gente. Muitas coisas podem ser fonte de estresse na vida cotidiana. Mas, essa sensação, por definição, coloca o corpo em estado de alerta. Uma reação física e psíquica que os humanos trazem desde o tempo das cavernas.
O Globo Repórter desta semana mergulhou nas causas do estresse e conversou com a psicóloga Marilda Novaes Lipp, que explicou que o estresse em si pode ser positivo para o corpo humano.
“Essa primeira reação do estresse, de luta ou fuga, é positiva porque dá ânimo, vigor, energia e força para poder enfrentar aquele tigre de garra. Mas, hoje em dia, não é um tigre, pode ser um chefe, pode ser a economia”, explica.
O problema é quando essa sensação não passa e vira doença: é a segunda fase do estresse.
“Se você chega a um ponto que a sua resistência quebra, você não consegue mais resistir ao que está acontecendo. Entra na fase patológica do estresse, chama-se quase exaustão e, posteriormente, exaustão”, completa.
Confira as últimas reportagens:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.