Faria Lima está entre as novas vias da capital paulista que vão receber Faixa Azul para motos, diz Diretor de Planejamentos da CET

faria-lima-esta-entre-as-novas-vias-da-capital-paulista-que-vao-receber-faixa-azul-para-motos,-diz-diretor-de-planejamentos-da-cet

Em evento sobre a medida para reduzir acidentes com motociclistas no Instituto de Engenharia de São Paulo, prefeito relacionou outras avenidas que vão receber espaço para motos e faz balanço sobre implantação da Faixa Azul

LUANA COUTINHO

A implantação da Faixa Azul, exclusiva para tráfego de motocicletas, completou 16 meses. Nesta quinta-feira, 15 de junho de 2023, o Instituto de Engenharia de São Paulo realizou um evento, onde foi apresentado um balanço com os resultados alcançados.

O prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, esteve presente e comentou números antes e depois da implementação do projeto. De acordo com o prefeito, em 2022 foram registradas 366 mortes de pessoas que utilizam motos. Nos locais onde a Faixa Azul está ativa, nas avenidas 23 de Maio e Bandeirantes, não há registro de morte de motociclista desde o início da operação. Nos últimos quatro anos, antes da implantação do projeto, 12 motociclistas morreram na 23 de Maio e 10 na avenida dos Bandeirantes.

Ainda segundo Nunes, a avenida 23 de Maio, primeira via a receber a Faixa Azul, registra cerca de 50 mil motos circulando por sua extensão, diariamente. Deste total, 87% trafegam pela faixa exclusiva.

A avenida dos Bandeirantes tem aproximadamente 40 mil motos por dia trafegando ao longo da via. 90% dos motociclistas utilizam a Faixa Azul.

O secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo, Celso Barbosa, também esteve no evento e explicou que 60 quilômetros de Faixa Azul foram solicitados ao SENATRAN e aguardam aprovação para que sejam viabilizados.

O Diretor de Planejamento e Projetos da CET, Luís Fernando Devico, confirmou a informação do secretário e complementou dizendo que, atualmente, oito projetos estão em análise em Brasília.

Devico disse também que até o próximo mês de julho deverá ser iniciada a implantação da Faixa Azul nas avenidas Prestes Maia, Tiradentes e Senador Queiroz. O projeto foi autorizado e está pronto. O objetivo é interligar as vias à avenida 23 de Maio.

O estudo sobre outras vias que receberão a Faixa Azul serão ampliados e foi confirmado que o projeto será colocado na avenida Faria Lima.

Há propostas para implantação da Faixa Azul em vias como as avenidas Jacu Pêssego, do Estado e Nações Unidas.

Luana Coutinho para o Diário do Transporte

Adicionar aos favoritos o Link permanente.