Farmácia Popular amplia programa para mais 10 municípios em Roraima; veja a lista

farmacia-popular-amplia-programa-para-mais-10-municipios-em-roraima;-veja-a-lista


Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país. Remédios que têm apenas desconto passarão a ser gratuitos para quem recebe Bolsa Família. Farmácia Popular
Reprodução/RBS TV
O governo federal ampliou o programa Farmácia Popular para mais 10 municípios de Roraima, totalizando 14 cidades com credenciamento de farmácias (veja a lista mais abaixo). A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (15).
Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste. Com as novas habilitações, a expectativa é que o Farmácia Popular, até o fim do ano, passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.
O Farmácia Popular foi criado em 2004, com o objetivo de garantir a continuidade do tratamento de doenças através de medicamentos gratuitos ou com descontos e fralda geriátrica. No último dia 7 de junho, o governo federal relançou o programa e anunciou que quem recebe Bolsa Família terá acesso gratuito a lista de medicamentos.
Veja a lista de medicamentos gratuitos e com valor reduzido oferecidos pelo programa
Atualmente, as medicações disponíveis no programa estão divididas em duas categorias. Parte da lista é gratuita, e parte tem um desconto de 90% em relação ao preço tabelado das farmácias comerciais.
Entre os remédios que têm apenas desconto e, agora, passarão a ser gratuitos para quem recebe Bolsa Família, estão:
quatro anticoncepcionais;
dois tipos de tratamento para Doença de Parkinson;
três apresentações da sinvastatina, usada no controle do colesterol;
três alternativas para controle da rinite;
fraldas geriátricas.
Além disso, o Ministério da Saúde também irá facilitar o acesso ao programa para a população indígena atendida pelos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei).
Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido. Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto na Terra Indígena Yanomami.
Confira os municípios
Amajari
Bonfim
Cantá
Caracaraí
Caroebe
Iracema
Mucajaí
Normandia
Pacaraima
Uiramutã
Como pegar a medicação
O paciente que deseje obter os medicamentos gratuitos ou descontados pelo Farmácia Popular tem de ir a um estabelecimento credenciado. São farmácias e drogarias que exibem o selo “Aqui tem Farmácia Popular”. O cidadão precisa apresentar dois documentos:
um documento oficial de identidade com foto e número do CPF;
receita médica dentro do prazo de validade, seja emitida pelo SUS ou por um médico particular.
Para a retirada das fraldas geriátricas, é preciso que o paciente tenha mais de 60 anos ou seja pessoa com deficiência. E apresente prescrição, laudo ou atestado comprovando a necessidade do uso das fraldas.
Se o paciente não puder comparecer à farmácia, os medicamentos podem ser retirados por um representante legal ou procurador. É preciso que essa pessoa leve a receita e os documentos oficiais de quem usará o medicamento.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.