Cetesb e serviço de saneamento investigam mortes de peixes em lago de Engenheiro Coelho

cetesb-e-servico-de-saneamento-investigam-mortes-de-peixes-em-lago-de-engenheiro-coelho


Foi identificada presença de cloro na água; novos testes serão realizados nos próximos dias para identificação da causa da mortandade e como solucionar o problema. Peixes mortos retirados de lago em Engenheiro Coelho
Marcos Alberto Alves
O Serviço de Água e Esgoto de Engenheiro Coelho (Saaec) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) apuram uma mortandade de peixes no lago municipal, localizado no Centro da cidade.
A Cetesb informou que foi acionada na manhã de quarta-feira (14) pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade para verificar o caso. Um técnico da companhia esteve no local para avaliação da qualidade das águas.
“As medições indicaram oxigênio dissolvido acima de 6mg/L e pH normal, porém se sentia um forte cheiro de cloro nas proximidades da galeria de água pluvial, que abastece o lago. Foi solicitado apoio do Saaec – Serviço de Água e Esgoto de Engenheiro Coelho para avaliação da presença de cloro na água, o que foi confirmado na análise efetuada”, detalhou.
Segundo a prefeitura, o fiscal também visitou algumas empresas locais, mas não foram constatadas irregularidades.
A companhia ambiental apontou que, até o momento, não foi possível identificar a origem do efluente contendo cloro, mas que orientou o Saaec a continuar monitorando o local e informar qualquer alteração.
“Considerando as fortes chuvas ocorridas, em 14 e 15/06, ontem e hoje, é de se esperar que a situação melhore. A Cetesb continua acompanhando o caso”, acrescentou.
Descarte de peixes que morreram em lago de Engenheiro COelho
Marcos Alberto Alves
Testes adicionais serão realizados
A prefeitura comunicou que nos próximos três dias serão realizados testes adicionais na água para realização de um relatório oficial da Cetesb.
“Essas análises complementares serão essenciais para identificar com precisão a causa da morte dos peixes e determinar as medidas necessárias para solucionar o problema”, acrescentou.
Uma equipe da prefeitura trabalha na remoção dos peixes mortos do lago. “Após a retirada, os peixes estão sendo encaminhados para a empresa de coleta de resíduos responsável, que realizará o descarte apropriado”, apontou.
A administração municipal reforçou a orientação para que a população evite pescar no lago municipal e consumir peixes provenientes dele até que seja emitido o relatório da Cetesb.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.