Hemonúcleo de Santos, SP, atinge nível crítico e convoca população para doar sangue; veja como doar

hemonucleo-de-santos,-sp,-atinge-nivel-critico-e-convoca-populacao-para-doar-sangue;-veja-como-doar


Segundo o Estado de São Paulo, os estoques de sangue Rh negativo são suficientes, dependendo da demanda, para 24 horas. Hemonúcleo de Santos, SP, atinge nível crítico e convoca população para doar sangue; saiba como doar
Alexsander Ferraz/ATribuna Jornal
O Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, no litoral de São Paulo, que é ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, atingiu nível crítico de estoque de bolsas de sangue. Segundo o Estado de SP, os estoques de sangue Rh negativo são suficientes, dependendo da demanda, para 24 horas. Veja abaixo como doar sangue.
Segundo a hemoterapeuta do Hemonúcleo de Santos, Silvana Biagini, a transfusão de sangue é uma das terapias mais utilizadas em pacientes internados. Ela conta, ainda, que pacientes oncológicos, de trauma e com anemias hereditárias muitas vezes só sobrevivem com a transfusão de sangue.
Conforme balanço do Estado de São Paulo, apesar do número de doações de sangue nos três primeiros meses de 2023 ser 5,3% superior ao mesmo período do ano anterior – subindo de 4.093 em 2022 para 4.314 – os registros ainda apontam para uma queda de 23,6% em relação a 2019, ano anterior à pandemia, quando foram realizados 5.642 procedimentos de janeiro a março.
Onde doar sangue em Santos
O Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, funciona das 8h30 às 12h30, de segunda-feira a sábado, e não é necessário agendar horário. Também há postos de doação no Banco de Sangue da Santa Casa de Santos, no Banco de Sangue do Hospital Ana Costa e na Casa de Saúde de Santos. Confira os endereços:
Hospital Guilherme Álvaro: Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão;
Santa Casa de Santos: Avenida Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50, Jabaquara;
Hospital Ana Costa: Rua Pedro Américo, 60, Campo Grande;
Casa de Saúde de Santos: Rua Dr. Armando Salles de Oliveira, 131, Boqueirão.
Como doar sangue
Para ser doador de sangue, basta ter entre 18 anos e 69 anos, 11 meses e 29 dias, pesar no mínimo 50 kg e apresentar documento original com foto no posto de doação. Jovens de 16 e 17 anos podem ser doadores de sangue, desde que estejam acompanhados ou com autorização formal dos pais e/ou responsáveis legais. O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos.
Veja as restrições e recomendações, segundo o Estado de SP:
Esteja alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem ter usado maconha nas últimas 12 horas;
Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico;
Não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;
Ter uma boa noite de sono antes da doação;
Estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Não ter se exposto ao risco de contrair o vírus da AIDS;
Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 12 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada;
Não ter diabetes;
Não estar grávida, nem com suspeita de gestação;
Não estar amamentando, a não ser que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;
Não estar acompanhado de crianças. Não são aceitos acompanhantes na hora da doação.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.