Símbolo da ‘Belle Èpoque’, Palacete Pinho é restaurado em Belém

simbolo-da-‘belle-epoque’,-palacete-pinho-e-restaurado-em-belem

simbolo-da-‘belle-epoque’,-palacete-pinho-e-restaurado-em-belem


Local vai abrigar uma escola multiartes para estudantes da rede municipal. Palacete Pinho, no bairro da Cidade Velha, em Belém.
Dinei Souza
O Palacete Pinho, um dos imóveis históricos do período da Belle Èpoque, foi reformado pela Prefeitura de Belém. O local vai abrigar uma escola multiartes para estudantes da rede municipal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Pará no WhatsApp
A cerimônia de inauguração ocorreu nesta última quinta-feira (22), com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues e da família de Antônio José de Pinho.
O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O palacete mantém as características arquitetônicas da Belle Èpoque, do Ciclo da Borracha.
Localizado no bairro da Cidade Velha, o espaço possui três andares e foi ocupado pela família do comendador Antônio José de Pinho, responsável por sua construção no ano de 1897.
A reforma durou mais de um ano e custou cerca de R$ 6 milhões. A responsabilidade sobre o local ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Destinado à arte-educação
O Palacete conta com espaços como a brinquedoteca, o salão principal, áreas externas com deck e administrativas, além do cinema “Dira Paes”.
O local vai abrigar o Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nace) da Semec, que atualmente funciona no prédio do Centro de Formação de Educadores Paulo Freire.
Os alunos das escolas municipais de Belém terão no espaço a oportunidade de aprender música, teatro, dança, cinema e outras manifestações artísticas.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.