Riacho, poças naturais e clima adequado: a nova vida das búfalas resgatadas após maus-tratos em SP

riacho,-pocas-naturais-e-clima-adequado:-a-nova-vida-das-bufalas-resgatadas-apos-maus-tratos-em-sp


Búfalas foram resgatadas de fazenda em Brotas (SP) após serem encontradas em situação debilitada em novembro de 2021. Transferência para Cunha (SP) aconteceu em cinco etapas. Búfalas resgatadas vivem nova vida em Cunha, no interior de SP
O Vale do Paraíba foi o local escolhido para acolher mais da metade das 1 mil búfalas que foram encontradas em situação de maus-tratos em uma fazenda em Brotas, no interior de São Paulo, em novembro de 2021.
Ao todo, 575 búfalos desembarcaram na região neste mês– mais especificamente na cidade de Cunha (SP). A última etapa da chegada dos animais aconteceu na semana passada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Todo o transporte das ‘búfalas de Brotas’, como ficaram carinhosamente conhecidas, foi feito em cinco etapas até a chegada na fazenda em Cunha, onde atualmente são cuidadas pelo Santuário Vale da Rainha.
Búfalas foram resgatadas após maus-tratos em Brotas, SP
Larissa Maluf/Arquivo pessoal
Durante o transporte, foi necessário realizar cerca de cinco paradas para verificação das condições dos animais: se estavam bem e acomodados, por exemplo. O percurso de mais de 430 km foi realizado com sucesso.
Em novo lar, as búfalas agora vivem numa fazenda de 200 alqueires em Cunha. Na fazenda, elas contam com riacho, poças naturais, além do clima adequado para o tratamento delas.
Quem explica o tratamento das búfalas é o Dr. Maurice Vida, médico veterinário e responsável técnico pelo cuidado das búfalas. Além dele, a equipe conta com outros dois veterinários especializados em animais de grande porte e uma equipe de cinco pessoas para apoio.
“O laudo de maus-tratos da época do abandono em Brotas apontou que muitos animais não voltariam a ter suas papilas ruminais saudáveis, consequência de longos períodos de fome e sede e, com isso, têm dificuldade em ganhar peso. Esses animais têm um tratamento diferente, com suplementação, exames frequentes, alimentação rica em proteína e carboidrato”, contou Vidal.
Búfalas resgatadas vivem atualmente em uma fazenda em Cunha, no interior de SP
Larissa Maluf/Arquivo pessoal
Nova vida
Riacho e clima adequado são algumas das novidades no dia a dia das búfalas que agora vivem em Cunha.
Na nova rotina, as mais de 570 búfalas se alimentam de pasto e sal proteinado. Alguns dos animais, quando necessário, se alimentam com silagem e ração.
Um dos búfalos que necessita de um cuidado especial da equipe do Dr. Maurice é o búfalo Arvol, que foi encontrado em condições precárias e machucado.
Búfalos residem em Cunha, no interior de SP
Larissa Maluf/Arquivo pessoal
“Quando o Santuário chegou na fazenda em Brotas, em novembro, ele já estava deitado há pelo menos 10 dias, com fratura no fêmur e quadril. A reabilitação de um animal de grande porte é desafiadora pois consiste em levantar o animal, fazer fisioterapia, mantê-lo em ambiente confortável diminuindo o contato da pele com o chão para que não ocorra cisalhamento e escaras de decúbito em função do tempo deitado”, explicou.
Daí em diante, assim como o tratamento com os demais búfalos, a equipe passou a se dedicar na recuperação de Arvol. Atualmente, o búfalo já consegue se manter em pé sozinho – algo que era praticamente impossível quando foi encontrado.
“Quando encontrado, ele não conseguia se apoiar nos próprios membros e, hoje, passados mais de 3 meses, ele já consegue se manter em pé sozinho, necessitando ajuda ainda para ser levantado. Isso é feito usando duas talhas especialmente montadas para este fim, no santuário. O quadro dele é de prognóstico reservado e ele vem apresentando melhoras, deixando a equipe feliz com os resultados do tratamento”, disse.
Arvol atualmente é levantado duas vezes ao dia e faz fisioterapia. Além disso, ele recebe massagem nos membros inferiores e também toma medicação manipulada controlada.
“Nos primeiros dias, Arvol estava muito magro e tinha temperamento agressivo, em virtude da dor. Ao longo dos meses ele se transformou em um animal tranquilo e amoroso, reconhecendo cada uma das pessoas responsáveis por seu cuidado”, finalizou.
Búfalas são resgatas após chuva destruir fazenda em Cunha, SP
Resgate recente
A vida na nova casa, contudo, já desafiou as búfalas em Cunha: no último domingo (18), os animais tiveram que ser resgatados após uma forte chuva que destruiu parte da fazenda onde elas atualmente vivem.
O Santuário Vale da Rainha afirmou que quilômetros de cercas, mourões e arames foram destruídos. Apesar da destruição de parte do local, os animais conseguiram subir a montanha e ficaram em segurança. Nenhum búfalo morreu.
Chuva forte causa estragos em fazenda que abriga mais de 500 búfalas em Cunha, SP
Reprodução/Santuário Vale da Rainha
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.