Casos de Covid-19 estão em alta na cidade de SP; doença matou mais do que a dengue em 2024

casos-de-covid-19-estao-em-alta-na-cidade-de-sp;-doenca-matou-mais-do-que-a-dengue-em-2024


Neste começo de ano, 25 pessoas já morreram por causa da doença na capital, contra 17 de dengue. Sintomas das duas doenças são parecidos. Casos de Covid-19 em alta na cidade de SP
TV Globo
Os casos de Covid-19 voltaram a crescer na cidade de São Paulo: houve 10.369 registros apenas nas três primeiras semanas de fevereiro, 3,3 mil casos a mais do que em janeiro. Ao todo, foram 17.413 casos até a última quarta-feira (21).
Neste começo de ano, 25 pessoas já morreram por causa da doença na capital.
A procura por testes rápidos nas farmácias é tanta que já há falta do produto em muitas unidades. Hospitais públicos e privados estão recebendo cada vez mais pacientes com sintomas da doença. Os médicos ressaltam que completar o calendário de vacinação é fundamental para evitar casos mais graves.
Covid x dengue: sintomas parecidos
Também aumentou a quantidade de pessoas que vão aos postos de saúde achando que estão com dengue. Mas, em muitos casos, depois de fazerem os testes, descobrem que estão com Covid.
As duas doenças têm alguns sintomas em comum:
Febre
Dor de cabeça
Dor muscular
Diarreia
Mas elas também provocam sintomas diferentes — uma pessoa com dengue pode ter dores fortes atrás dos olhos. Por outro lado, problemas respiratórios, como tosse e falta de ar, são característicos da Covid.
O coronavírus também foi mais letal até então, já que a capital tem uma morte confirmada por dengue.
Dengue ou Covid? Veja diferenças e semelhanças entre as doenças para saber identificar os sintomas
Vacinas disponíveis
Quem tiver com sintomas, precisa fazer o teste para saber qual deve ser o tratamento. Quem está com dengue, não pode tomar alguns remédios — como os anti-inflamatórios, que aumentam a chance de hemorragias. A melhor proteção contra as duas doenças continua sendo a vacina.
A vacina da dengue está disponível na rede pública somente em algumas cidades e para crianças de 10 a 14 anos;
Também é oferecida pela rede particular para quem tem entre 4 e 60 anos;
Já a vacina contra Covid é oferecida só pelo SUS;
Quem não tomou todas as doses disponíveis, precisa ir até um posto de saúde completar o esquema vacinal. A dose de reforço é feita com a vacina bivalente, que protege contra mais cepas da doença. Quem faz parte de um dos grupos prioritários pode tomar a vacina anualmente ou a cada seis meses.
“O melhor método de se proteger contra a Covid-19 é manter a vacinação em dia. Além disso, a prefeitura segue ofertando atendimento médico em postos de saúde e a testagem para identificação rápida e precoce da Covid-19”, apontou Luiz Artur Caldeira, coordenador da Vigilância em Saúde da cidade de São Paulo.
O infectologista Renato Grinbaum lembra que o intervalo entre as vacinas da dengue e da Covid precisa ser de 30 dias, diz que os conselhos dados durante a pandemia continuam valendo.
A vacinação contra a Covid-19 está disponível em todas as 470 Unidades Básicas de Saúde da capital. A prefeitura reforçou que também há testes em todas as UBSs.
LEIA TAMBÉM
Sobe para 17 o número de mortos por dengue em SP em 2024
Vacina contra dengue no SUS: governo define municípios que vão receber doses; veja lista
Adicionar aos favoritos o Link permanente.