Jardim Botânico de Teresina está fechado há mais de oito meses devido à presença de gato-mourisco

jardim-botanico-de-teresina-esta-fechado-ha-mais-de-oito-meses-devido-a-presenca-de-gato-mourisco


Com mais de 36 hectares de área verde, o local é uma das maiores áreas de preservação ambiental da cidade e era utilizado para visitação, pesquisa e lazer. Gato-mourisco foi flagrado em cima de árvore em avenida de Teresina
Reprodução
O Jardim Botânico de Teresina, no bairro Mocambinho, Zona Norte da capital, está fechado há mais de oito meses devido à presença de um jaguarundi, mais conhecido como gato-mourisco. O felino foi visto por moradores no fim de agosto de 2022 e, no início de outubro, uma portaria comunicou o fechamento do parque devido à presença do animal.
Ao g1, a gerência de parques ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) informou que procurou a ajuda do Ibama e da secretaria estadual de meio ambiente para capturar o animal e devolvê-lo à natureza.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Armadilhas para tentar capturar o felino no Jardim Botânico de Teresina
Divulgação
“O Ibama disponibilizou três armadilhas, que foram colocadas com iscas vivas, mas o animal é muito arisco e acabou não entrando. Por conta disso, o veterinário do Zoobotânico recomendou tentar fazer a captura com uso de dardo tranquilizante”, informou Claudinei Feitosa, gerente executivo de parques da Semam.
Segundo Claudinei, a Semam agora aguarda a formação de uma equipe, com ajuda do Ibama e da Semarh, que possa fazer essa captura. “A gente não possui o corpo técnico e nem os equipamentos necessários para fazer isso”, disse.
“Por conta disso o parque permanece fechado. Apenas com trabalhos administrativos internos, de limpeza e manutenção, e obras emergenciais que estão sendo realizadas nas edificações”, completou.
O gestor informou que os colaboradores que continuam a trabalhar no local são orientados a não andarem isoladamente nas áreas de trilha. “Que é a parte de mata fechada que existe. E por conta disso ainda não tivemos nenhuma intercorrência”, afirmou Claudinei Feitosa.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.