Vídeo mostra desespero enquanto policial salva bebê engasgado com leite materno

video-mostra-desespero-enquanto-policial-salva-bebe-engasgado-com-leite-materno


A criança recebeu os primeiros socorros do Batalhão da Polícia Militar e passou pela equipe médica dos bombeiros. Policiais salvam bebê engasgado em Palmas
A mãe de um bebê de poucos meses passou por momentos de desespero na tarde desta quarta-feira (21) quando seu filho engasgou com leite materno e não conseguia respirar. Ela buscou ajuda da Polícia Militar (PM) de Palmas e os agentes realizaram manobras que salvaram a vida da criança de colo.
Por volta das 18h30 a mãe levou o bebê ao 6º Batalhão da PM relatando o engasgo. Rapidamente, o Subtenente Milhomem e Keila Farias, uma funcionária civil aplicaram os procedimentos de primeiros socorros, incluindo a manobra de desobstrução das vias aéreas por corpo estranho e técnicas de reanimação cardiopulmonar.
Em vídeo postado pela Polícia Militar é possível ver a tensão das pessoas que assistem os primeiros socorros. Num primeiro momento o subtenente dá tapinhas nas costas do bebê, mas não consegue desobstruir as vias aéreas da criança, que passa para os braços da funcionária civil Keila.
Momento do desengasgo da criança
Divulgação
A funcionária continua o procedimento de salvamento e faz movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que o bebê elimina o corpo estranho e finalmente volta a respirar. As pessoas comemoram aliviadas depois de ouvir o choro da criança. Depois disso o bebê foi levado para a UPA Sul pelo Corpo de Bombeiros.
Ao g1, Keila contou os momentos que passou durante o salvamento. Por causa do desespero da mãe, quem levou o pequeno Kalebe, de apenas dois meses, até os policiais foi uma tia, segundo ela.
Keila disse que viu um colega com o bebê nas mãos, o instinto de mãe falou mais alto. Pediu autorização ao colega militar, pegou o bebê no colo e também começou a fazer a manobra de Heimlich, para desengasgar a criança.
Subtenente Milhomem e a servidora Keila Farias salvaram o pequeno Kalebe
Divulgação
“Fui la para saber no que eu poderia ajudar. Estava com os colegas ao lado e a gente começou a ajudar um ao outro. Peguei o bebezinho e fui fazer a manobra nele, com mais compressões. Graças a Deus foi o ato de bravura desse guerreiro e de todos”, explicou, sobre o momento do desengasgo.
Keila relatou a emoção de conseguir salvar uma vida, que segundo ela é a missão da corporação, de ajudar quem precisa. Nesta quinta-feira (22), ela se encontrou com a mãe e Kalebe, e novamente ficou tocada com a situação.
“Foi muito emocionante ver essa situação. Hoje estive com a mãezinha e o bebê. Ela relatou que é de Figueirópolis e veio fazer um tratamento com o bebezinho, que sofre de pneumonia. Ela disse ainda que entrou em desespero e não teve forças para poder ajudar e uma tia levou a criança até o quartel”, lembrou.
O que fazer em casos de engasgo com bebê
Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
📱 Participe da comunidade do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.