Cadê o potrinho? Dono procura filhote de cavalo desaparecido com dias de vida em MG: ‘Mãe está desolada’

cade-o-potrinho?-dono-procura-filhote-de-cavalo-desaparecido-com-dias-de-vida-em-mg:-‘mae-esta-desolada’


O cavalo Texas tinha apenas dois dias de vida quando sumiu e ainda estava passando pelo processo de “cura do umbigo”. Dono suspeita de furto. Cadê o potrinho? Morador procura cavalo desaparecido com dias de vida em MG
Arquivo pessoal
Um mistério tem tirado o sono de um morador de Três Corações (MG). Há uma semana, o potrinho da égua dele desapareceu. O cavalinho tinha apenas dois dias de vida e ainda estava passando pelo processo de “cura do umbigo”. Desde então, a mãe do filhote está desolada e ele pede ajuda para conseguir encontrar o animal.
O potrinho Texas nasceu no dia 7 de junho. O dono do animal é o motorista Wagner da Silva Cruz e a mãe dele é a égua Califórnia.
Wagner contou que a chegada do filhote não foi programada, apesar de já estar planejando colocar a égua para cruzar. Wagner aluga a pastagem de um sítio para criar e cuidar do animal.
No ano passado, a Califórnia fugiu da pastagem onde fica e foi encontrada nas imediações da rodovia sentido São Thomé das Letras por um vizinho. Como o motorista não conseguia buscar a égua no momento, o vizinho pediu para que alguém a levasse novamente até o pasto.
“Foi se passando o tempo e a barriga dela começou a crescer. Eu achei que ela estava comendo demais, mas então veio a suspeita que ela estava enxertada [grávida]”.
Cadê o potrinho? Morador procura cavalo desaparecido com dias de vida em MG: ‘Mãe está desolada’
Arquivo pessoal
Como o sítio não é de propriedade do motorista, Wagner contou que não vai todos os dias até o local. Durante a semana, ele conta com a ajuda de alguns trabalhadores para cuidar da égua, mas aos fins de semana é ele quem vai ao pasto para tratar de Califórnia.
“Eu fiquei resfriado e fiquei quase dois meses sem ir lá para ver como estava a égua. E aí, quando eu cheguei na roça, notei que a barriga dela já estava com uma deformidade muito grande. Passou-se uns dois ou três dias, a égua ganhou o potrinho e o rapaz que mora no sítio me avisou e eu fui para lá naquela alegria”.
Wagner contou que começou a cuidar de animais de grande porte há pouco tempo, então não tinha certeza da gravidez da égua Califórnia. Foi uma surpresa quando recebeu a notícia do nascimento do potrinho.
“A gente nunca imagina que vem um potrinho assim. Tudo é programado, mas para mim veio fora desse programa. Então me encheu de alegria o coração. Deu uma melhorada no estabelecimento, deu uma arrumadinha no local para ele ficar até bem melhor. A égua começou a amamentar e começou a cura do ‘imbigo’”.
O umbigo dos cavalos, assim como dos seres humanos, precisa ser curado. Wagner explicou que por ficar aberto, o local fica vulnerável a insetos, moscas e bactérias. Por isso é preciso colocar iodo para neutralizar e cicatrizar o mais rápido possível.
O sumiço do potrinho
Tudo estava indo bem até que, dias após o nascimento, o potrinho Texas desapareceu. Apesar de não ter provas concretas, Wagner suspeita que o cavalinho tenha sido furtado.
No pasto onde fica a égua dele não há câmeras de segurança, mas ele acredita que o potrinho tenha sido retirado da pastagem na madrugada.
“Se fosse durante o dia alguém poderia ver. Alguém desgarrou esse bezerrinho da égua, botou na caminhonete e levou. Por saber que o potrinho era de raça, infelizmente fizeram isso”, lamentou.
Cadê o potrinho? Morador procura cavalo desaparecido com dias de vida em MG: ‘Mãe está desolada’
Arquivo pessoal
Wagner procurou pelo Texas pelos locais ao redor do terreno, mas até o momento o cavalinho não foi encontrado. Ele também registrou Boletim de Ocorrência.
“Ele não tem nenhuma dificuldade de se identificar, até porque ele tem essa manchinha na testa e três patinhas pretas e uma branca”.
Égua infeliz
Wagner contou que desde o desaparecimento do potrinho, a mamãe Califórnia está desolada. Ela não tem comido direito e está infeliz sem a presença de seu filhote.
“A égua está muito desolada, está definhando dia após dia. Então bate aquele sentimento de tristeza, aquele sentimento de frustração, de desespero, por não saber onde é que está esse potrinho. A criação tem sentimentos, né? Ainda mais se tratando um filho”.
Cadê o potrinho? Morador procura cavalo desaparecido com dias de vida em MG: ‘Mãe está desolada’
Arquivo pessoal
Caso o Texas seja encontrado, o motorista pretende colocar um chip para nunca mais perder o filhote.
“Eu não quero maldade pra essas pessoas, simplesmente eu quero que eles me devolvam o potrinho”, finalizou.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.