Saúde anuncia distribuição de vacina contra dengue para 10 municípios de Roraima

Roraima recebeu 20.670 doses da Qdenga. Inicialmente, vacina será aplicada a crianças com idades entre 10 e 11 anos. Qdenga, vacina contra a dengue no Brasil
Ailton Alves/Rede Amazônica
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) anunciou nesta quinta-feira (22) que vai distribuir entre 10 dos 15 municípios de Roraima as 20.670 doses de vacinas contra a dengue que recebeu do governo federal.
Devem receber as vacinas os municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã. Não foi informada a quantidade de vacinas que serão enviadas para cada região.
Inicialmente, a vacina é destinada a crianças de 10 e 11 anos, mas há a expectativa de ampliar para o público com idades de 12 a 14 anos.
Até o dia 15 de fevereiro, Roraima contabilizou 113 casos prováveis de dengue. “Comparado a outras unidades da federação, o Estado encontra-se com número de casos dentro do esperado. No entanto, é preciso estar em alerta para a doença”, informou a Saúde.
Qdenga: o que é preciso saber sobre a vacina contra dengue disponibilizada no SUS
Sobre a vacina contra a dengue
A Qdenga (TAK-003) é vacina contra a Dengue disponibilizada em todo o país pelo Ministério da Saúde. É um imunizante desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.