Marujada de Bragança é tema de exposição fotográfica no Senado

marujada-de-braganca-e-tema-de-exposicao-fotografica-no-senado

A Marujada de Bragança, uma das mais tradicionais festas religiosas do Pará, é o tema da mostra fotográfica que pode ser visitada até esta quinta-feira, 15, no Senado, em Brasília.

“Esmolação” é o nome da exposição que reúne 15 fotos do fotógrafo paraense Alexandre Baena. A exposição percorre o Brasil em comemoração aos 410 anos de Bragança e mostra as comitivas de devotos e promesseiros que percorrem as regiões do município evangelizando os moradores e recebendo donativos daqueles que alcançaram graças de São Benedito.

“Quando o projeto foi concebido, era um desafio levar a exposição pelo Brasil e fazer a merecida divulgação da Marujada de São Benedito e do nosso estado do Pará, um berço do turismo religioso. São Benedito foi abrindo portas e intercedendo por nós”, conta Baena.

O chefe do Poder Executivo Estadual paraense, Helder Barbalho, destacou que a Marujada é uma importante manifestação religiosa e cultural do Pará. “O Brasil tem, pela sua diversidade cultural e religiosa, manifestações de inúmeras singularidades, mas temos que valorizar a nossa. Em um Estado profundamente religioso, alegra saber que todo dia 26 de Dezembro, os paraenses vão às ruas de Bragança para celebrar São Benedito e agradecer as graças alcançadas”, disse.

A Marujada é uma festa religiosa de origem portuguesa típica nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em Bragança, no Pará, ela expressa a devoção a São Benedito, santo negro de origem etíope, e é caracterizada pela dança sem canto, semelhante ao carimbó.

Tradição – A “esmolação” é um ritual e uma referência às comitivas de devotos e promesseiros – os marujos – que cumprem a missão de percorrer importantes regiões do município: os campos, as colônias e as praias. Cada uma dessas localidades têm a imagem de São Benedito, um grupo de 11 esmoleiros e de um encarregado.

A Marujada está em fase de reconhecimento como patrimônio cultural do Brasil.

Com Agência Senado

Adicionar aos favoritos o Link permanente.