Caravana da TV TEM: conheça Palestina, cidade do lazer, agropecuária e lenda

caravana-da-tv-tem:-conheca-palestina,-cidade-do-lazer,-agropecuaria-e-lenda


Cidade é a primeira a receber o projeto de continuação da Caravana 20 anos da TV TEM. Vista aérea da cidade de Palestina (SP)
Reprodução/TV TEM
Palestina é a primeira cidade a receber a continuação da “Caravana da TV TEM”. O projeto também vai passar por Campo Limpo Paulista e Pratânia (SP) nesta sexta-feira (16).
A história da cidade começou em 1922, quando o espanhol Valentim Alves e um amigo português doaram parte de um terreno para a primeira construção do município, a Igreja Matriz. Além disso, os dois venderam uma fazenda que possuíam por um preço acessível.
“Isso facilitou, pois as pessoas que moravam na zona rural e em outros municípios, por exemplo, construíram casas de comércio em Palestina”, explica o advogado José Gonçalves Vicente.
Jornal que circulava por Palestina na época
Reprodução/TV TEM
Na época, Palestina ainda era um distrito de Nova Granada, mas em 1937, foi elevada à cidade, conquistando sua emancipação.
Apesar de ter apenas 13 mil habitantes, o município é um dos maiores em área territorial da região noroeste paulista. Atualmente, a agropecuária, com participação do setor de serviços e da indústria, fazem parte da principal atividade econômica da cidade.
Animais utilizados para fabricação de laticínios em Palestina (SP)
Reprodução/TV TEM
O empresário Antônio Alves de Toledo Neto possui uma fábrica de laticínios há quase 30 anos. Ele comercializa mais de 20 produtos, entre eles o “Queijo Minas Padrão”, vencedor de um prêmio.
“Estou há 60 anos em Palestina. Também fazemos o leite que é líder de venda no interior de São Paulo”, diz Antônio.
Queijo minas padrão fabricado em Palestina (SP) recebeu uma premiação
Arquivo pessoal
Cachoeira do Talhadão
Localizada em Palestina, a cachoeira do Talhadão atrai diversos turistas para a região. O espaço de lazer foi preservado após a população se unir contra um projeto de construção de uma subestação elétrica.
“Fazemos a coleta seletiva. As pessoas vêm para acampar e aproveitar o lazer”, explica o chefe público do distrito de Duplo Céu, Juliano Marcelino.
Cacheira de Talhadão, em Palestina (SP)
Arquivo pessoal
Noiva assombrada
Segundo o radialista José Teixeira, Palestina também é conhecida pela história da “noiva assombrada”. Muitas pessoas não sabem o porquê, mas o profissional explica.
“Havia na região o filho de um fazendeiro muito cobiçado pelas meninas da época. Ele escolheu uma e decidiu se casar. Diz a lenda que os dois cruzavam a estrada que liga Tanabi e Palestina, quando o noivo foi alvejado por um tiro. A noiva se desesperou dentro de uma mata e se matou com o vestido. A lenda também diz que a noiva aparece no caminho da estrada. É uma história que passou de geração para geração.”
Mata assombrada de lenda contada em Palestina (SP)
Arquivo pessoal
Caravana da TV TEM
Localizada a 454 km da capital paulista, Palestina fica no noroeste paulista. O município possui uma população estimada em 13.285 habitantes, de acordo com dados do IBGE divulgados em 2021.
A partir das 11h45 de sexta-feira, a apresentadora do TEM Notícias 1ª edição de Rio Preto, Nilessa Tait, vai comandar o telejornal na Praça da Matriz. Os moradores podem acompanhar a programação gratuitamente.
A Caravana da TV TEM vai visitar cidades da região noroeste paulista uma vez por mês. O projeto produz reportagens especiais sobre a história dos municípios, além de promover atividades para a população em parceria com as prefeituras.
“A Caravana 20 anos passou por 60 cidades do interior paulista, e foi mais do que uma grande oportunidade de estarmos ao lado da nossa audiência. Fomos muito bem recepcionados, e isso nos motivou a inserir a ação na nossa grade, uma vez por mês, atingindo outros municípios da área de cobertura e prestigiando a nossa audiência”, salienta Osmar Chor, diretor de Jornalismo da TV TEM.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
A

Adicionar aos favoritos o Link permanente.