Concurso Estadual de Quadrilhas inicia nesta sexta-feira em Belém; confira a programação

O XIX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas vai ser realizado a partir desta sexta-feira (16), às 18h, na sede da Fundação Cultural do Pará (Centur). Em sua 19ª edição, o evento já é um dos mais aguardados pelo público que prestigia o Arraial de Todos os Santos. A programação segue até o dia 2 de julho, com apresentação das quadrilhas, misses, pássaros e outros bichos, além do resultado do concurso.

Tradição no Pará, as quadrilhas reúnem participantes de mais de 40 municípios do Estado, como Abaetetuba, Barcarena, Cametá, Salvaterra, dentre muitos outros. Apenas em 2022, o Arraial de Todos os Santos reuniu um público com quase 11 mil espectadores nas noites de quadra junina, onde se apresentarão mais de 150 quadrilhas, mirins e adultas.

Além do concurso, que inclui as misses caipiras da diversidade, também haverá a performance do Folguedo Junino, com 60 grupos de cultura popular contratados a partir do edital de Credenciamento de Coletivos das Culturas Populares. Estão inclusos grupos de Carimbó, Parafolclóricos, Cordões de Pássaros e demais Bichos, Boi-Bumbá, Boi de Máscaras e Toada.

Este ano, em função de obra no Teatro Margarida Schivasappa, as apresentações de Pássaros serão no Teatro Waldemar Henrique, no período de 21 a 25 de junho. O teatro popular, como também é chamado, é uma das mais importantes expressões das culturas populares, uma vez que é uma manifestação genuinamente paraense.

As apresentações trazem elementos amazônicos importantes, e personagens que retratam a nossa identidade cabocla, indígena, ribeirinha, urbana-periférica, colorida e muito, muito criativa. Sua dramaturgia retrata a realidade sociocultural do nosso povo, com suas problemáticas cotidianas, especialmente as questões ambientais, quase sempre refletida nos seus enredos, e tão necessárias no atual contexto paraense, amazônico e brasileiro.

Serviço

Arraial de Todos os Santos 2023

03/06 – Revoada (Abertura Oficial do Arraial de Todos os Santos) – Casa das Artes;   

09 a 11/06 – Auto Junino – Curro Velho;

16/06 a 02/07 – Arraial Junino no Centur – Sede da FCP;

21 a 25/06 – Apresentação dos Pássaros e Cordões – Teatro Waldemar Henrique;

27 a 29/06 – Rodas de conversas sobre as Culturas Populares Juninas – Casa das Artes;

28/06 – Concurso Miss Caipira da Diversidade – Sede da FCP;

29/06 – Apuração do Concurso de Quadrilhas – Sede da FCP;

01/07 – Premiação das Campeãs – Sede da FCP;

02/07 – Encerramento com atrações no palco e grande roda de Carimbó – Sede da FCP.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.