Dengue: enfrentamento e conscientização

dengue:-enfrentamento-e-conscientizacao

O último informe epidemiológico da dengue, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na terça-feira, 13, mostra que a doença ainda tem feito vítimas no Paraná. O Estado registrou na última semana mais 8,5 mil casos e sete óbitos pela dengue. Um dos óbitos foi na região do litoral. Em Matinhos, um bebê de um mês morreu em decorrência da doença no dia 21 de maio deste ano. A criança não tinha comorbidades, ou seja, doenças relacionadas, assim como outras duas das sete mortes contabilizadas pela Sesa nessa última semana.

As vítimas no Paraná possuem perfis diferentes, são de regiões diferentes, possuem faixa etárias distintas. Isso mostra que a dengue não deve ser tratada com pouca atenção, pois todos estão sujeitos a desenvolver a forma mais grave da enfermidade. Assim, algumas pessoas podem ter somente um sintoma ou outro de dengue por alguns dias e outras ficarem em estado mais grave e levar mais tempo para se recuperar. 

Neste caso, com o aumento expressivo das notificações neste ano, é importante que os órgãos de saúde prossigam com as estratégias para combater a doença, mas também que a população seja consciente sobre o seu papel e a gravidade do problema. Nesta semana, representantes das Regionais de Saúde do Paraná se reúnem para discutir ações de enfrentamento, especialmente porque em alguns dias termina esse período epidemiológico e se inicia um novo para o registro dos casos a partir do mês de agosto.

Para que o novo período seja de queda no número de casos em relação ao que tem sido observado nos últimos meses, também é necessário um esforço por parte dos cidadãos, que já conhecem as formas de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. Basta colocá-las em prática.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.