Mais de 7,2 mil vistos humanitários foram emitidos pelo Brasil a afegãos em um ano e meio

mais-de-7,2-mil-vistos-humanitarios-foram-emitidos-pelo-brasil-a-afegaos-em-um-ano-e-meio

Os vistos foram emitidos entre setembro de 2021 e março de 2023. Atualmente, 141 imigrantes estão no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, esperando por acolhimento. Mais de 7,2 mil vistos humanitários foram emitidos pelo Brasil a afegãos em um ano e meio
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil emitiu 7.270 mil vistos humanitários para afegãos entre setembro de 2021 e março de 2023. Atualmente, 141 imigrantes estão no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, esperando por atendimento.
De Guarulhos, eles deveriam ir para 11 abrigos que oferecem, ao todo, 800 vagas. No entanto, todas as vagas estão ocupadas.
O representante a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) explica que a dificuldade com o português prolonga a permanência dos afegãos nos abrigos.
“Os afegãos precisam de um pouco mais tempo para aprender o idioma português, para se integrar, para encontrar uma possibilidade de um trabalho”, diz David Torzilli, representante da Acnur no Brasil.
“Então, ficam um pouco mais de tempo e isso impede que haja uma alternância nas vagas dos abrigos”, completa.
Segundo o relatório da Acnur, a nacionalidade afegã está entre as quatro que mais pediram refúgio em 2022. Eles entram no Brasil para fugir do regime Talibã.
O que é Talibã?
Afegãos, sírios, venezuelanos e ucranianos representam sete em cada 10 pessoas forçadas a deixar seu país de origem por causa de perseguição, conflito, violação dos direitos humanos.
O Brasil passou a ser um dos principais destinos para os cidadãos do Afeganistão após o governo brasileiro publicar uma portaria em setembro de 2021 estabelecendo a concessão de visto temporário a afegãos, para fins de acolhida humanitária, com a chegada do regime Talibã.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.