Médicas denunciam supostas fraudes em laudos de exames médicos na BA

medicas-denunciam-supostas-fraudes-em-laudos-de-exames-medicos-na-ba


Profissionais afirmaram que suas assinaturas e dados foram usados em laudos que não foram feitos por elas. Médicas denunciam fraude em laudos de exames na BA
Duas médicas residentes em radiologia denunciaram uma empresa que presta serviços de telelaudo em Salvador e na Região Metropolitana, por fraude em exames médicos. As profissionais afirmam que suas assinaturas e dados profissionais foram usados sem autorização em laudos que não foram feitos por elas. A polícia investiga o caso, que é tratado como suspeita de estelionato.
“Exames foram laudados em meu nome seis meses depois que eu já havia saído da empresa” , afirmou uma das médicas, que não quis se identificar.
A TV Bahia entrou em contato com a Qualy Medicina Diagnóstica, empresa suspeita da fraude, mas não teve resposta. Em nota, o Ministério Público da Bahia informou que recebeu uma denúncia crime sobre o caso no dia 6 de junho e que vai avaliar quais medidas poderão ser tomadas.
Laudos foram feitos em sistema de empresa que presta serviços de tele laudo
TV Bahia
Segundo as médicas, a empresa contrata profissionais terceirizados para fazerem análises, à distância, em exames de imagem. Os médicos se cadastram no sistema e podem fazer os laudos em suas casas, com os respectivos computadores.
No caso das médicas que denunciaram as fraudes, uma delas trabalhou na plataforma durante 15 dias e depois parou te fazer os laudos por falta de tempo. A segunda profissional se cadastrou, mas nunca analisou nenhum exame.
“Na plataformas existiam sete laudos analisados por mim, estavam com minha assinatura. Mas eu nunca tinha visto esses laudos”, afirmou a segunda profissional.
Segundo o advogado que representa as médicas, o Hospital Santo Amaro, que solicitou e recebeu os laudos assinados irregularmente pelas profissionais foi avisado assim que a fraude foi descoberta.
O hospital informou que, até a apuração dos fatos, suspendeu o contrato com a empresa. Ainda conforme a unidade de saúde, os laudos gerados com as assinaturas fraudadas foram confirmados por outro profissional especializada e estavam corretos.
O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) disse que foi procurado por três profissionais no final do mês de maio e que realizou uma fiscalização preliminar. O conselho ainda informou que a empresa foi notificada por não ter registro no conselho responsável técnico.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Adicionar aos favoritos o Link permanente.