Com mais mortes por dengue em SC, Joinville faz mutirão em bairros ‘infestados’ pelo mosquito

Moradores dos quatro bairros com mais focos de dengue, em Joinville, no Norte de Santa Catarina, receberam a visita dos agentes envolvidos no Dia D de combate ao Aedes aegypti.

1
4

Joinville tem mais de 1,5 mil casos de dengue – Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

2
4

Município realizou neste sábado (17) o “Dia D” contra a dengue – Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

3
4

Forças de segurança se unem no combate à dengue em Joinville – Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

4
4

Fumacê percorreu quatro bairros da cidade – Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Durante este sábado (17), as equipes percorreram os locais que mais apresentam focos do mosquito na cidade: Aventureiro, Saguaçu, Paranaguamirim e Morro do Meio. Além das visitas em casas e empresas, foi feito o tratamento de bocas de lobo e a aplicação de fumacê.

Cerca de 85% das residências estão com focos do mosquito. Segundo a secretária da Saúde, Tânia Eberhardt, a situação é preocupante e a prefeitura não conseguirá dar conta de diminuir os focos se a população não contribuir na luta contra a dengue.

10 minutos contra a Dengue

O “10 Minutos Contra a Dengue” é uma das ações utilizadas pela Prefeitura de Joinville como parte do plano Joinville Contra a Dengue.

Na casa da dona Marli de Assis Leal, todo cuidado é pouco. Com piscina e um quintal grande, a dona de casa relata que a família está sempre atenta à água parada. “Olhamos todo o quintal para ver se não tem uma tampinha, alguma coisa que acumule água. A dengue não é fácil”, relata em entrevista à reportagem da NDTV.

Dona Marli recebeu orientações dos agentes de endemias durante o Dia D contra a dengue – Foto: Flávio Armanini/NDTV

Situação da dengue em 2024

Joinville já registrou cinco mortes por dengue até o momento. Mais de 1,5 mil casos foram confirmados e 11.377 notificados. Os bairros com mais casos confirmados são o Saguaçu, Aventureiro, Boa Vista, Iririú e Costa e Silva.

A ação, que foi realizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da SES  (Secretaria da Saúde), contou com a participação das forças de segurança como Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários e 62º Batalhão de Infantaria, além de voluntários e de representantes do Conselho Municipal de Saúde, dos Conselhos Locais de Saúde e dos Conselhos Comunitários de Segurança.

De acordo com a prefeita em exercício, Rejane Gambin, o “Dia D” é um convite para que toda a população se mobilize no combate ao mosquito.

“Queremos conscientizar as pessoas que essa guerra só será vencida se tivermos a união dos joinvilenses fazendo semanalmente a vistoria nas suas casas”, destaca.

Confira as ações que compõe o “10 Minutos Contra a Dengue” para fazer na sua casa:

⁠Caixas d’água vedadas;⁠
⁠Calhas totalmente limpas;⁠
⁠Galões tonéis, poços e tambores bem fechados;⁠
⁠Pneus sem água e em lugares cobertos;⁠  ⁠
Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo;⁠
⁠Ralos limpos e com tela;⁠  ⁠
Ar-condicionado com bandeja limpa e sem água;⁠  ⁠
Bandejas de geladeira sem água;⁠  ⁠
Pratos de vasos de planta com areia até a borda;⁠  ⁠
Bomélias e outras plantas sem acúmulo de água;
⁠Vasos sanitários sem uso sempre fechados;⁠  ⁠
Lonas de coberturas bem esticadas para evitar poças;⁠  ⁠
Piscinas e fontes sempre bem fechadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.