Rio inicia estudo com vacina da dengue em pessoas de 18 a 40 anos

O município do Rio de Janeiro iniciou nesta sexta-feira (16) a pesquisa com a vacina da dengue em pessoas de 18 a 40 anos. Moradores da região de Guaratiba, na zona oeste da cidade, começaram a se vacinar para o estudo realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz. No total, 20 mil voluntários serão imunizados de forma escalonada.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, lembrou que a vacina já tem sua eficácia comprovada e que o estudo é importante para quantificar sua eficiência e observar como ela vai se comportar nas características da população brasileira nessa faixa etária. Soranz explicou como serão as aplicações das doses nos voluntários selecionados. 

Ethel Maciel, secretária nacional de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente, do Ministério da Saúde, destacou que o Brasil segue recomendação da OMS, que indicou a vacina para a faixa etária de 6 a 16 anos, e que o país adotou a imunização para a população de 10 a 14 anos devido à limitação de doses. A Anvisa aprovou a vacina Qdenga para o público de 04 a 59 anos.

A secretária afirmou que o estudo de Guaratiba é importante para auxiliar o Ministério na decisão de ampliar essa imunização.

Os voluntários da pesquisa foram selecionados a partir do mês de nascimento. Um sorteio definiu os meses de maio, agosto, outubro e novembro. Os moradores da região de Guaratiba na faixa etária alvo, nascidos em um desses quatro meses, podem participar. 

O estudo não incluiu mulheres grávidas ou que estejam amamentando, quem contraiu dengue nos últimos seis meses, tiver problemas de imunodepressão ou que recebeu doação de sangue nos últimos três meses.

Saúde Rio de Janeiro 17/02/2024 – 12:10 Rádio Nacional/ Marizete Cardoso Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional prefeitura Rio pesquisa vacina Dengue sábado, 17 Fevereiro, 2024 – 12:10 3:04

Adicionar aos favoritos o Link permanente.