Bolsas Rotary pela Paz têm inscrições abertas até o dia 15 de maio

Por meio de treinamento acadêmico, aprendizado prático e oportunidades de networking, o programa dos Centros Rotary prepara os bolsistas para atuarem eficazmente na área de paz e desenvolvimento. Estas bolsas cobrem mensalidades e taxas, hospedagem, transporte de ida e volta, e despesas com estágios e estudos de campo.

Desde o lançamento do programa, em 2002, mais de 1.700 pessoas se formaram nos Centros Rotary. Elas estão trabalhando em cerca de 140 países na área educacional, policial e governamental, ONGs, instituições de pesquisas, agências pró-paz e organizações internacionais, como a ONU e o Banco Mundial. 

“Para nós, a paz não é um conceito abstrato, mas, sim, uma expressão viva e dinâmica do desenvolvimento humano. A construção da paz é a pedra angular da nossa Missão como organização humanitária, e é uma das áreas de enfoque por meio das quais os associados do Rotary imprimem sua marca no mundo. Nossos programas, subsídios e bolsas de estudo se concentram na criação de oportunidades onde a paz pode ser construída e perpetuada. O Rotary crê que, quando as pessoas trabalham juntas para instaurar a paz localmente, essa paz pode se propagar globalmente”, destacou o Rotary Distrito 4730.

INSCRIÇÕES

As inscrições às bolsas de 2025-2026 já estão abertas e podem ser feitas on-line até 15 de maio através do site: (https://my.rotary.org/pt/peace-fellowship-application). “Se conhecer um candidato em potencial, use nosso formulário de recomendação para que a pessoa possa receber mais informações sobre o programa”, disse o Rotary.

As inscrições são analisadas quanto aos requisitos de elegibilidade e as mais competitivas avançam para uma avaliação mais aprofundada. A Comissão dos Centros Rotary pela Paz, formada por associados do Rotary e representantes das universidades parceiras, avaliam os principais candidatos e selecionam os finalistas.

“Os candidatos selecionados são notificados em novembro. Ao longo do processo, as inscrições são analisadas com base nos seguintes critérios: qualificação com base nos requisitos de elegibilidade; proficiência em inglês; compromisso com a paz e o desenvolvimento; potencial de liderança; compatibilidade com os objetivos dos estudos e alinhamento com os princípios do Rotary; histórico acadêmico e compatibilidade com o programa universitário preferido e viabilidade e impacto da iniciativa de mudança social”, destacou o Rotary.

BOLSA DE ESTUDOS

A bolsa para estudos nos Centros Rotary é para quem já tem experiência em paz e desenvolvimento, compromisso com o voluntariado comunitário e internacional, e com a promoção da paz em nível local e global. “Anualmente, a Fundação Rotária outorga até 50 bolsas para o programa de mestrado e até 80 para o curso de aperfeiçoamento profissional (certificado) em universidades renomadas”, informou o Rotary Distrito 4730.

Mestrado: Com ensino embasado em pesquisa, o mestrado reúne um grupo diversificado de estudantes com foco no aprendizado de assuntos de paz e desenvolvimento. Com duração de 15 a 24 meses, o curso inclui dois a três meses de estudo de campo elaborado pelo próprio bolsista.

Certificado: O curso de aprendizagem mista dura um ano e reúne profissionais experientes da área de paz e desenvolvimento, os quais aprendem meios práticos para o fomento da paz na sua comunidade e região. Todo bolsista deve fazer estudo de campo, elaborando e implementando uma iniciativa de transformação social. Este programa é para quem já esteja exercendo sua profissão. Ao término do programa, o estudante recebe diploma de pós-graduação.

Com informações do Rotary Distrito 4730

Adicionar aos favoritos o Link permanente.