Governo vai revisar plano nacional de fertilizantes em até 90 dias

governo-vai-revisar-plano-nacional-de-fertilizantes-em-ate-90-dias

O Confert (Conselho Nacional de Fertilizantes) se reuniu pela 1ª vez nesta 4ª feira (14.jun.2023) e criou um grupo de trabalho para revisar o PNF (Plano Nacional de Fertilizantes). A equipe será liderada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e terá um prazo de até 90 dias para apresentar uma revisão.

Um dos pontos que podem sofrer uma alteração do grupo de trabalho é o prazo para reduzir a dependência de fertilizantes do país. Hoje, 85% dos fertilizantes usados em plantações brasileiras são importados. No PNF atual, a meta é reduzir essa dependência para 50% até 2050.

Formulário de cadastro
E-mail
WhatsApp

Inscreva-se

Telegram

Inscreva-se

Em conversa com jornalistas, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, não disse se pode haver um adiantamento ou dilatação desse prazo. Segundo o ministro, é preciso adaptar o planejamento às demandas atuais do setor e à conjuntura econômica global.

ANUNCIADO POR BOLSONARO

O PNF foi anunciado em 2022 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pouco depois do início da guerra entre Ucrânia e Rússia, o que afetou drasticamente o mercado internacional de fertilizantes.

Outro assunto discutido nesta 4ª feira (14.jun) no conselho foi o apoio à Unigel. A petroquímica tem enfrentado dificuldades com o alto preço dos insumos e paralisou o funcionamento de duas fábricas neste ano.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Uallace Moreira, a Petrobras tem conversado com a companhia para ajudar na sua reestruturação.

“O presidente da Petrobras está em conversas com o presidente da Unigel para viabilizar e ver qual melhor caminho para que a empresa possa continuar atuando”, disse o secretário. Jean Paul Prates é presidente da estatal.

Autoridades que participaram da 1ª reunião do Confert:

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
  • Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária;
  • Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
  • Jean Paul Prates, presidente da Petrobras.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.