Chat GPT introduz nova funcionalidade de memória; veja como ele pode armazenar suas informações

O Chat GPT, pertencente a empresa Open AI, uma das mais avançadas ferramentas de inteligência artificial para conversação, está dando um passo à frente em seu desenvolvimento com a introdução de uma funcionalidade inovadora: memória e novos controles.

Imagem de homem com notebook e robô futurista para ilustrar a nova funcionalidade do chatGPT

Segundo a OpenAI, eles podem usar o conteúdo que o usuário fornecer, incluindo memórias, para melhorar o seus modelos para todos – Foto: Freepik/ND

Segundo a Open AI em seu blog, “este novo recurso permite que o Chat GPT lembre informações discutidas durante as conversas, tornando interações futuras mais úteis e personalizadas para os usuários”.

Ao testar a capacidade do Chat GPT de lembrar informações, os usuários agora têm o controle sobre o que é lembrado e como é utilizado. Segundo os desenvolvedores, esta funcionalidade está sendo lançada para uma pequena parcela dos usuários gratuitos e Plus esta semana, visando entender melhor sua utilidade antes de uma distribuição mais ampla.

Como funciona a nova função do Chat GPT

Nova página de controles do Chat GPT, da Open IA

Nova página de controles – Foto: OpenAI/ND

Enquanto interagem com o Chat GPT, os usuários podem solicitar explicitamente que ele lembre de algo específico ou permitir que o modelo capture detalhes por conta própria. A memória do Chat GPT é projetada para aprimorar com o uso, adaptando-se às preferências e necessidades individuais ao longo do tempo.

A Open AI deu alguns exemplos do funcionamento da memória, como lembrar preferências de formatação para notas de reunião, reconhecer detalhes pessoais, como propriedade de negócio ou preferências de crianças, e adaptar planos de aula com base nas preferências dos educadores.

A nova função pode lembrar seu tom, voz e preferências de formato e aplicá-los automaticamente a rascunhos de postagens de blog sem precisar de repetição.

Controle do usuário

Segundo a Open AI “os usuários têm controle total sobre a memória. Eles podem ativar ou desativar a função a qualquer momento nas configurações, além de ter a opção de solicitar ao Chat GPT para esquecer informações específicas”.


Além disso, os desenvolvedores afirmam que os usuários podem utilizar instruções personalizadas, forneçendo orientações diretas sobre como desejam que o Chat GPT os assista.

Privacidade e segurança

Com a introdução da memória, questões adicionais de privacidade e segurança surgem. Os desenvolvedores afirmam que estão tomando medidas para garantir que informações sensíveis não sejam lembradas automaticamente, a menos que explicitamente solicitadas pelos usuários.

Homem com notebook no colo acessando o Chat GPT

Com a memória ativada, ele lembra de suas preferências, como gêneros favoritos ou principais livros, e personaliza as recomendações de acordo, sem precisar de entradas repetidas – Foto: Leandra da Luz/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.