Campinas apresenta plano de segurança viária e projeta evitar 903 mortes no trânsito até 2032

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Após registrar taxa de 13,26 mortes a cada 100 mil habitantes em 2022, conjunto de ações estima reduzir índice para igual ou menor que 3,38 a cada 100 mil habitantes em dez anos. Engavetamento entre sete motocicletas deixa três pessoas mortas em Campinas (SP)
Paulo Bernardino/Arquivo pessoal
Campinas (SP) apresentou nesta sexta-feira (16) um plano de segurança viária que pretende reduzir o índice de mortes no trânsito em 10 anos. Segundo a Emdec, na última década foram 1.522 óbitos em ruas, avenidas e estradas que cortam a metrópole. A meta estabelecida pela prefeitura prevê evitar 903 mortes até 2032.
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O plano começou a ser desenvolvido em 2023 de forma colaborativa entre Emdec, secretariais municipais e sociedade, e contempla seis eixos de atuação, com 81 ações previstas no período – veja mais abaixo.
Enquanto em 2022 a taxa de mortes no trânsito em Campinas ficou em 13,26 a cada 100 mil habitantes, a expectativa com o plano é que o índice seja igual ou menor a 3,38 mortes a cada 100 mil habitantes em 2032, sendo 1,47 em vias urbanas, e 1,91 em rodovias.
É com base nessa projeção que a prefeitura estimata o total de 903 mortes evitadas no período.
Campinas (SP) prevê que plano de segurança viária possa salvar até 903 vidas no trânsito da metrópole entre 2023 e 2032
Reprodução/Emdec
Números atuais
Os números atuais mostram que o trânsito na metrópole é violento e com índices de mortes em acidentes em crescimento.
Dados do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo (Infosiga-SP) mostram que Campinas encerrou 2023 com 161 óbitos nas vias urbanas e rodovias, alta de 7,3% em relação ao ano anterior e maior volume desde 2016.
Com 1,3 mil mortes no trânsito desde 2015, veja por que rodovias lideram casos em Campinas
Os motociclistas e pedestres são as maiores vítimas do trânsito de Campinas. Segundo o Infosiga, no acumulado de 2023, 83 das 161 mortes foram de condutores ou passageiros de motocicletas, o que representa 51,5% do total.
Dentro do Plano de Segurança Viária apresentado nesta sexta, está a redução dos índices de mortes dos usuários considerados mais vulneráveis, com índices projetados de 1,16 morte de pedestre a cada 100 mil habitantes, e 0,91 de motociclistas a cada 100 mil.
Decreto é primeiro ato
O primeiro dos “produtos” previstos no plano, em execução no ano de 2024, está dentro do chamado eixo de “Gestão e Coordenação”, que é a revisão do decreto de instituição do Observatório Municipal de Trânsito de Campinas para incorporar o monitoramento do Plano de Segurança Viária PSV) entre os seus objetivos.
Eixos de atuação do PSV 2023-2032
Gestão e Coordenação
Mobilidade e Vias Seguras
Fiscalização
Dados e Evidências
Comunicação e Educação
Atendimento às vítimas
Serão quatro fases de desenvolvimento do Plano de Segurança Viária, sendo que o primeiro deles, que compreende o período entre 2023 e 2025, foca no que a Emdec definiu em “mudar o paradigma”.
De acordo com a Emdec, as metas apresentadas estão alinhadas ao “compromisso da década de ação para segurança global no trânsito da ONU e do plano nacional de reducação de mortes e lesões no trânsito”, destacando ainda que os conceitos estabelecem que “nenhuma morte no trânsito é aceitável”.
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