Interdição temporária da Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, é anunciada pelo ICMBio

interdicao-temporaria-da-praia-do-sancho,-em-fernando-de-noronha,-e-anunciada-pelo-icmbio


Na quarta-feira (21) será realizada manutenção geológica preventiva, por isso a escadaria e a faixa de areia serão interditadas. Sancho é considerada ‘melhor praia do mundo’
Ana Clara Marinho/TV Globo
O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) informou, nesta sexta-feira (16), que haverá interdição temporária da escada e da faixa de areia da Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, na quarta-feira (21). Segundo nota divulgada pelo ICMBio, neste dia será realizada a manutenção geológica preventiva.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
“A retirada de pedras e pequenos blocos soltos no paredão reduz o risco de acidentes comuns em áreas naturais visitadas”, indicou a nota do Instituto Chico Mendes.
O acesso à escadaria e à faixa de areia foram fechados no início de janeiro de 2024 para o trabalho preventivo.
A Praia do Sancho foi eleita seis vezes a melhor do mundo em votação realizada pelo site especializado em viagens TripAdvisor. O local é muito procurado pelos turistas.
O ICMBio informou que o serviço de manutenção será concluído na tarde da quarta-feira (21). “A atividade vai durar somente o horário da manhã. A data foi escolhida de acordo com as condições da maré” previu o instituto.
Os representantes do órgão informaram, ainda, que na data escolhida para o trabalho está previsto um “swell”, fenômeno natural que provoca grandes ondas, fato que também dificulta o banho de mar no Sancho e outras praias da região.
LEIA TAMBÉM
Conheça a Praia do Sancho, eleita ‘melhor praia do mundo’ em 2023
Análise técnica
A análise técnica, realizada em maio de 2022, na escadaria e na trilha da Praia do Sancho e da Baía dos Porcos indicou que existia um “risco alto” de desmoronamento na região.
Um dos responsáveis pelo estudo foi o geólogo Fábio Reis, que também é engenheiro civil e trabalhou na análise da área de Furnas, em Capitólio (MG), onde o desabamento de pedras num cânion deixou dez mortos.
Os especialistas indicaram as ações preventivas a serem realizadas nas praias que fazem parte do Parque Nacional Marinho, como o Sancho.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
o
Adicionar aos favoritos o Link permanente.