Pomadas para trançar cabelo voltam a causar queimaduras e cegueira no Rio; veja produtos autorizados pela Anvisa

Duas jovens perderam a visão após o uso de uma pomada para trançar o cabelo. Oftalmologista orienta procurar uma emergência rapidamente após sintomas de queimadura ou cegueira. Uma pomada para trançar o cabelo vem causando cegueira em diversas mulheres no Rio. Enquanto o Hospital Souza Aguiar, no Centro, registra aumento de casos, as famílias compartilham histórias de desespero e alertam para o perigo.
Uma jovem de 22 anos, moradora da Cidade de Deus, colocou as tranças na segunda-feira de carnaval (12) e, nesta quinta-feira (15), sem saber do risco, tomou banho de piscina. Ela sentiu uma forte ardência e começou a gritar de dor. Durante a madrugada, perdeu a visão.
“Na segunda-feira a minha sobrinha colocou uma trança, onde coloca-se um produto. Na terça-feira, ela foi tomar banho de piscina, então o que aconteceu? Ela foi e começou a ficar com a vista embaçada, queimando, ardendo. Levei ela no Souza Aguiar. Hoje, ela tá em casa deitada, sentindo dores, gastou um dinheiro com remédio e continuam vendendo esse produto maldito”, contou a tia da jovem.
A jovem já deixou o hospital e se recupera em casa.
No mesmo dia, Juliana Aparecida Barbosa Gonçalves, de 29 anos, deu entrada na unidade relatando os mesmos sintomas. De acordo com o marido dela, Juliana colocou as tranças no dia 4 de fevereiro e, depois de um banho na segunda-feira (12), sentiu a vista arder e embaçar. Algumas horas depois, ela perdeu a visão.
Juliana ficou dois dias internada e, segundo o marido, foi orientada pelos médicos a usar uma pomada e um colírio para os olhos.
“Até agora ela não está conseguindo abrir a vista por conta que ela colocou aquelas tranças pro carnaval. Eu não sei qual pomada que passaram nela. As médicas pediram a ela pra não fazer muito esforço que até amanhã, na parte da tarde, a vista dela ia tá voltando tudo ao normal, sendo que ela ia enxergar um pouquinho turvo, mas para continuar com o medicamento.”
No fim do ano, mais de 100 pessoas foram levadas para o Souza Aguiar com queimaduras nos olhos após o uso de uma pomada modeladora de cabelos. Desde o dia 1º de janeiro, foram mais de 80 atendimentos relacionado à infecção nos olhos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
O oftalmologista Rodrigo Pegado orienta que a população consulte o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de usar o produto.
“Não deixe de conferir se essas pomadas têm o devido registro na Anvisa. Acessem o site da Anvisa e verifiquem se essas pomadas já são de marcas retiradas do mercado. Outra questão importante é que, ao ter o contato com essas pomadas nos olhos, não deixem de fazer o devido cuidado, que é lavar os olhos com bastante água e buscar rapidamente uma emergência oftalmológica”, disse o médico.
Veja aqui a lista de pomadas autorizadas pela Anvisa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.